Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 17 de Abril de 2006 às 19:30

    Imprimir


Nesta quarta-feira, 19 de abril, Dia do Índio, a índia Maria das Dores de Oliveira Pankararu, 42 anos, defenderá sua tese em lingüística na Universidade Federal de Alagoas. De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), não há registro de outro índio que tenha chegado ao mais alto grau acadêmico do País.

Ela afirmou ao jornal Folha de S.Paulo que não vê a hora de visitar de novo sua aldeia, desta vez com um título de doutora, para comemorar com os pankararu da mesma maneira que fez quando concluiu seu mestrado. Eles, que vivem no município de Tacaratu, no sertão pernambucano, porém, não serão os únicos a terem motivos para comemoração.

Durante seu doutorado, Maria pesquisou a língua indígena ofayé. Ela hoje é falada por 11 pessoas da comunidade ofayé, de Brasilândia (MS), e está em risco de extinção. Seu trabalho, em parceria com a professora ofayé Marilda de Souza, foi fazer uma cartilha para ensinar as crianças da comunidade o idioma e criar uma correlação entre a língua oral e a escrita para facilitar o aprendizado.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/305772/visualizar/