Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 17 de Abril de 2006 às 13:46
Por: Luciana Cury

    Imprimir


Pinturas e desenhos coloridos, playground, brinquedos, berçários. Essas são algumas das características mais comuns encontradas em qualquer creche. Porém nas duas únicas creches do município de Brasnorte (579 km de Cuiabá) a realidade é outra. Pinturas descascadas, salas cheias, brinquedos em falta, sem dormitórios e sem berçários. É com esse quadro que 175 crianças, de recém nascidos a seis anos, convivem diariamente.

É o que afirmam Genoefa de Paula, diretora da creche Irmã Theonila, e Vera Lucia Poleto, da Fada Madrinha. De acordo com elas, as duas instituições que abrigam os filhos cujas mães precisam trabalhar, carecem de ajuda. Para mudar essa situação, o deputado estadual Eliene Lima (PP) apresentou na Assembléia Legislativa uma indicação, pedindo que a Secretaria de Educação faça urgentemente a manutenção e ampliação dessas duas instituições.

A situação mais critica é a da creche Irmã Theonila, que está com a maioria das instalações gasta pelo tempo. De acordo com Genoefa de Paula, a instituição inaugurada há 15 anos possui a rede elétrica e hidráulica antiga, já apresentando problemas. Além disso, ela acrescenta que as crianças não possuem nenhuma área com brinquedos para brincarem.

“São 85 crianças de seis meses a seis anos que não têm um playground e nem berçário,”, afirma a diretora. Ela acrescenta que os recém-nascidos não têm um lugar apropriado para abriga-los, e que pelo fato da instituição não ter uma área para realizar as atividades ao ar livre, os professores improvisam e utilizam a praça da cidade para fazer a recreação. “Estamos em uma situação complicada”, diz a diretora.

Um aparelho de DVD para a exibição de filmes e histórias infantis, um novo aparelho televisor, e um veículo para o transporte das crianças são outras reivindicações que a diretoria da Irmã Theonila esta pleiteando.

Já a creche Fada Madrinha solicita que a Secretaria Estadual de Educação amplie o espaço físico da instituição e reforme alguns setores. Criada há quatro anos para atender 40 alunos, atualmente a creche tem 90 crianças. “Precisamos de duas novas salas e que a banheira onde os bebês são lavados seja erguida. Atualmente ela está muito baixa e causa dor nas costas e incômodo nos funcionários que dão banho nos recém-nascidos”, afirma a diretora.

A diretora Vera Lucia Poleto explica que devido a lotação de matriculados, o órgão já enfrenta problemas. Entre eles banheiros em péssimo estado e pintura descascada. Ela diz ainda que algumas portas dos banheiros precisam ser trocadas, já que algumas não fecham.

Com as reivindicações pleiteadas pelo 4º secretário da Assembléia Legislativa, as diretoras acreditam que os pedidos serão atendidos. “As crianças merecem essas benfeitorias e temos certeza que com esse pedido nosso e do deputado Eliene, o Governo irá se sensibilizar com a nossa situação”, finaliza Genoefa de Paula.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/305840/visualizar/