Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 15 de Abril de 2006 às 08:49
Por: Diego Zanchetta

    Imprimir


Sem professores suficientes para ministrar disciplinas como história, ciências, matemática e inglês, a direção da Emef (Escola Municipal de Educação Fundamental) Amadeu Mendes, no Parque São Domingos (zona norte), região de Pirituba, vem realizando um "rodízio" de alunos desde o início do ano letivo.

Cerca de 1.200 crianças e adolescentes estão matriculados na unidade da prefeitura.

De acordo com mães e pais ouvidos ontem pela reportagem, um dos exemplos do problema, recorrente, ocorre da seguinte forma: como não há docentes para suprir a carga horária em todas as salas ao mesmo tempo, há dias em que são ministradas aulas para as turmas da 5ª série, mas pelo menos uma sala da 6ª série é dispensada.

A dispensa de alunos consta em bilhetes encaminhados pela direção da escola aos alunos do dia 6 de fevereiro, primeiro dia do ano letivo, até o dia 23 de março. Alunos também tiveram problemas com dispensa até o último dia 10, mas o motivo alegado nos bilhetes foi a greve da categoria, encerrada na quarta-feira (12).

"Eu dou graças a Deus quando meu filho tem três aulas no dia [são cinco]. E desde o primeiro dia de aula é o mesmo problema: todo dia tem falta de professor", reclama a psicóloga Janice Pedroso, 45, mãe de dois alunos das 5ª e 7ª séries.

"Já começou o ano sem professores e estamos quase no final do semestre. Quem vai repor essas aulas?", questiona a dona-de-casa Silvia Trindade, 43 anos, mãe de um aluno da 6ª série.

A dona-de-casa Denise Alonso, 34 anos, tem três filhos na escola e disse que a ausência de professores foi mais grave no início do ano, quando as aulas começaram. "De tanto as mães reclamarem, acho que eles estão contratando professores novos", relata Denise.

Contratações No final do mês passado, o problema da ausência de docentes na unidade foi levado por pais de alunos à coordenadora de Educação de Pirituba (zona norte), Rosely Arrojo. Segundo os pais, ela teria prometido novas contratações até o próximo dia 19.

Ontem, quando a escola municipal do Jardim São Domingos retomou os trabalhos após greve dos professores que durou 17 dias, poucos estudantes foram às aulas.

Outro lado

Funcionários da direção da Emef Amadeu Mendes confirmaram que há dispensa de alunos por causa da falta de professores, mas que contratações estão previstas para este mês.

Segundo eles, vagas de professores contratados em caráter temporário em 2005 ainda não foram repostas. Outro problema é que docentes que se aposentaram em 2005 tiveram as vagas "congeladas".

A Secretaria Municipal da Educação informou que a escola vai receber, até a próxima quarta-feira, novos professores de matemática, história, inglês e ciências --um em cada disciplina.

O governo municipal diz ainda que toda a rede receberá novos docentes, inclusive para cargos de direção e supervisão escolar.





Fonte: Agora

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/306203/visualizar/