Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 13 de Abril de 2006 às 20:10

    Imprimir


A União Européia (UE) "lamentou" a decisão do Brasil de assinar um protocolo de entendimento com o Japão, indicando a preferência pelo modelo japonês para o desenvolvimento da TV digital no País, e alertou que a escolha não é a melhor para os interesses tecnológicos do Brasil.

"Se essa decisão for de fato confirmada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, será frustrante do ponto de vista europeu e do ponto de vista dos interesses tecnológicos do Brasil a longo prazo", afirmou Peter Power, porta-voz do comissário de Comércio da Europa, Peter Mandelson.

O comissário esteve no Brasil há duas semanas e aproveitou a visita para insistir com membros do governo que o padrão europeu seria o mais adequado para o País. Ele chegou a dizer que o Brasil ficaria "isolado" se optasse pelo modelo japonês.

Fontes em Bruxelas revelaram que o comissário da UE saiu de Brasília com a impressão de que o lobby das emissoras de TV no País estaria sendo predominante na avaliação sobre o padrão que seria escolhido.

Mandelson não hesitou em criticar a TV Globo em suas declarações, alertando que um governo não poderia tomar uma decisão com base apenas nos interesses de uma companhia.

O gabinete de Mandelson afirmou ainda que, quando o comissário esteve no Brasil, há duas semanas, o europeu deu uma entrevista de 30 minutos à Rede Globo. "Até hoje essa entrevista não foi colocada no ar", queixou-se um dos assessores do comissário.

Por enquanto, os europeus aparentam ser os grandes perdedores da disputa entre Estados Unidos, Europa e Japão pela TV digital na América do Sul.

Em Bruxelas, ninguém esconde que o temor agora é de que não os europeus conseguirão entrar no mercado sul-americano para desenvolver seu próprio modelo de TV digital na região, com prejuízos milionários para as empresas européias. Bruxelas acredita que a Argentina tende mais para o modelo americano, enquanto o Brasil agora optou pelo padrão japonês.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/306299/visualizar/