Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 13 de Abril de 2006 às 12:05
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


Cerca de mil pequenos produtores rurais de dezenas de Municípios de Mato Grosso vão participar da programação da Agricultura Familiar, no Agrishow Cerrado 2006, que vai ocorrer de 18 a 22 de abril, Parque Wilmar Peres de Farias, em Rondonópolis (220 km ao Sul de Cuiabá).

Até o começo da manhã desta quinta-feira (13.04), caravanas de 15 Municípios já haviam confirmado presença. Trabalhadores rurais de Nova Mutum, Barra do Bugres, Pedra Preta, Rondonópolis, entre outros, chegam no começo da manhã do dia 19. As caravanas estão sendo organizadas pelas Prefeituras em parceira com os sindicatos da categoria.

A entrada dos agricultores será pelo portão 4, onde ocorrerá a programação no Pavilhão da Agricultura Familiar. Ao chegarem, os trabalhadores serão recepcionados pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder). Lá, receberão camiseta, boné, material didático, café da manhã e almoço.

A clientela do segmento da agricultura familiar participará de sete palestras, demonstração de práticas de tecnologias voltadas para o segmento com mini-cursos e demonstração do Projeto Vida Nova, da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer). As demonstrações de alternativas de culturas e criações para a agricultura familiar vão ocorrer numa área de 1,26 hectare.

No evento que apontará os novos horizontes do agronegócio, a agricultura familiar terá destaque com a demonstração de tecnologias das cadeias produtivas, visando o aumento da produtividade e rentabilidade do segmento num contexto de desenvolvimento sustentável.

Conforme a programação, os trabalhadores terão acesso às práticas das cadeias produtivas da mandioca, mel, algodão, incubadora de empresas de Rondonópolis (Escola Agrotécnica), flores (Projeto flores comestíveis da Empaer), plantas medicinais, seringueira em sistemas agroflorestais, ovinoculturacaprinocultura de leite, biodiesel e produtos orgânicos.

Os grupos, distribuídos por caravanas, também visitaram maquete demonstrativa de uma propriedade sustentável e outra mal conduzida. Também conheceram quatro práticas alimentares, mostrando alternativas de alimentação saudável, como incremento de renda familiar e contribuição na manutenção da saúde.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/306390/visualizar/