Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 13 de Abril de 2006 às 11:55

    Imprimir


Em Salto do Céu houve a segunda reunião de representantes dos poderes públicos dos municípios que compõem a região. Objetivo é viabilizar abertura e pavimentação da estrada de ligação entre os municípios.

1) Evento reuniu prefeitos e vereadores dos municípios da região Sudoeste;

2) Além de representantes dos poderes públicos, marcaram presença produtores e empresários;

3) Atoleiros são obstáculo para o escoamento da produção regional.

4) Participantes entendem que pavimentação da MT-170 impulsionará crescimento econômico da região.

Representantes dos poderes públicos de municípios do Sudoeste de Mato Grosso promoveram na última quarta-feira, 12, um encontro regional em Salto do Céu, a 160 quilômetros de Tangará da Serra. O encontro tem por objetivo executar um projeto de integração dos municípios da região.

Este foi o segundo encontro, sendo o primeiro realizado no mês de março, em Tangará da Serra, quando da visita de representantes dos municípios de Salto do Céu, Lambari do Oeste, Rio Branco e São José dos Quatro Marcos.

No encontro foram representados, além de Tangará da Serra e Salto do Céu, os municípios de Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Lambari do Oeste e Rio Branco. O projeto de integração tem como ponto de partida a viabilização do trecho da rodovia MT-170, que liga os municípios em questão, a partir de parceria entre os próprios municípios e o Governo do Estado.

De Tangará da Serra participaram os vereadores Emerson Adriano de Andrade (PP), Celso Ferreira (PFL) e Vânia Trettel (PL), além do prefeito Júlio César Ladeia e empresários. Dos demais municípios participaram prefeitos, vereadores, produtores rurais e empresários.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Tangará da Serra, vereador Emerson Adriano de Andrade, o projeto de integração poderá representar um grande impulso à economia da região, que inclui pelo menos 13 municípios: Tangará da Serra, Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Indiavaí, Jaurú, Lambari do Oeste, Mirassol do Oeste, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos. Tangará e Cáceres polarizam a região, que representa grande peso na produção agropecuária do Estado, incluindo uma forte bacia leiteira, além de uma base industrial a partir dos frigoríficos e laticínios já estabelecidos. “Haverá uma revitalização com a integração regional, proporcionando crescimento econômico, novas oportunidades de negócios, além de um considerável aquecimento na geração de emprego e renda”, observou Emerson Adriano de Andrade.

ESTRADA – Fator fundamental para a integração, a MT-170 será pivô de uma grande negociação entre os municípios da região e o Governo do Estado. Segundo o que foi convencionado entre os participantes do encontro, será agendada uma audiência entre os representantes dos poderes públicos dos municípios da região e o governador Blairo Maggi, quando será proposta uma parceria para a recuperação da MT-170, incluindo a abertura de um trecho de 30 quilômetros entre Tangará e Salto do Céu, e posterior pavimentação. “São pouco mais de 100 quilômetros que precisam ser pavimentados”, lembrou o vereador Celso Ferreira, de Tangará da Serra.

Na parceria, os municípios disponibilizariam máquinas e combustível, além de parte da mão de obra. Ao governo do estado caberia a licitação e contratação das obras, o fornecimento de material e da outra parte do maquinário. “O que percebemos é que há uma grande mobilização por parte dos prefeitos, vereadores, produtores e empresários que estavam presentes no encontro. Há também um grande interesse na ligação daqueles municípios com Tangará da Serra. Trata-se de um projeto importante, que poderá mudar para melhor todo o cenário econômico da região”, concluiu o presidente da Câmara Municipal de Tangará da Serra, Emerson Adriano de Andrade.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/306392/visualizar/