Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 13 de Abril de 2006 às 08:07
Por: Rosa Costa

    Imprimir


A convocação do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, para depor na CPI dos Bingos deverá ser aprovada hoje. O requerimento de convocação -apresentado pelo presidente da comissão, senador Efraim Morais (PFL-PB) -receberá provavelmente o voto de apoio dos oito senadores da oposição que integram a CPI. Os sete governistas da comissão vão votar contra, com o argumento de que o ministro deveria ser convidado, e não convocado. Ainda que o pedido seja mesmo aprovado, Palocci só vai comparecer à CPI depois da virada do ano.

Já houve um acordo para que o ministro fosse "espontaneamente" à comissão. Pelo combinado, Palocci deveria acertar a data de seu comparecimento no dia em que Efraim lhe telefonasse. Mas deu tudo errado: além de não responder às ligações do senador, Palocci, quando foi encontrado, se limitou a dizer que preferia ver o requerimento submetido a votação. Com isso, terminou irritando até mesmo os parlamentares da oposição que costumam defendê-lo contra o chamado "fogo amigo" dos petistas.

Ficou provado que a expectativa do ministro era a de rejeitar o requerimento, com o voto do representante do PDT, senador Augusto Botelho (RR). Ele chegou a anunciar seu apoio a Palocci, mas ao que parece mudou de idéia depois de levar um "puxão de orelhas" dos colegas do partido. "Ele está ciente que a sua posição deve ser a da bancada, pela convocação do ministro", alertou o líder Osmar Dias (PDT-PR). O líder do PFL, senador José Agripino (RN), alega que, se falhou da primeira vez, não há porque endossar novamente essa estratégia. "Os governistas fazem a sua parte e nós fazemos a nossa", alegou. O líder entende que a convocação é, ainda, uma forma de devolver ao presidente Efraim Morais a delegação de marcar o dia do depoimento de Palocci, depois de passar pelo constrangimento de não ter as suas ligações atendidas pelo ministro.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/306453/visualizar/