Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 12 de Abril de 2006 às 13:00

    Imprimir


A Sociedade Mato-grossense de Otorrinolaringologia promove amanhã, 13, em Cuiabá a campanha “Afine sua Saúde – cuide da sua voz”, em comemoração ao Dia Mundial da Voz que será no próximo domingo, 16.

Em Cuiabá, a SMO fará uma campanha para esclarecer a população sobre os sintomas das principais doenças vocais e para incentivar a realização do exame de prevenção, a videolaringoscopia. Serão distribuídos panfletos explicativos nas escolas, praças e shoppings centers. Nos hospitais uma divulgação específica vai chamar a atenção dos próprios médicos.

Entre os dias 11 e 16 de abril, a Academia Brasileira de Laringologia e Voz promove ações de conscientização em todo o país com o objetivo de orientar e prevenir contra as doenças que atingem o aparelho vocal. Cerca de 70% dos trabalhadores brasileiros usam a voz para o trabalho. Entre os professores 2% estão afastados por rouquidão e geram prejuízo de R$ 100 milhões ao ano. Nos EUA, 28 milhões de trabalhadores possuem doenças vocais e o custo anual é de U$ 2,5 bilhões.

O Brasil é o país com mais incidência de câncer de laringe do mundo e a doença atinge quem tem mais de 40 anos. A principal causa da doença são os maus hábitos como o consumo de bebida alcoólica e drogas, falta de higiene bucal (dentes e língua) e abusos vocais, gritar e pigarrear. Problemas emocionais também causam doenças do aparelho vocal. “Uma pessoa ansiosa respira ofegante pela boca, o que afeta as cordas vocais”, exemplifica Alonso Alves Filho, presidente da SMO. Segundo ele, existem alguns mitos que melhorariam a voz, mas esclarece que cochichar não poupa a voz, pigarrear não limpa a voz, conhaque não aquece a voz e pastilhas não ajudam. “Bom é ingerir bastante água, manter a higiene bucal e falar pausadamente e no mesmo tom”, aconselha o médico.

Dia Mundial da Voz - iniciativa brasileira que ganhou reconhecimento internacional

A Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz criou a “Semana Nacional da Voz” em 1999. O sucesso da campanha brasileira foi tão grande que outros países resolveram adotar a idéia brasileira. Esse trabalho foi reconhecido pelos mais importantes órgãos da Otorrinolaringologia mundial, como a Federação Internacional das Sociedades de Otorrinolaringologia, a Academia Americana de Otorrinolaringologia e a Sociedade Européia de Otorrinolaringologia. O reconhecimento gerou a aliança responsável pela homologação do “1º Dia Mundial da Voz”, instituído em 2003. Portugal, Espanha, Bélgica, Suíça, Itália, Argentina, Chile, Venezuela, Panamá e Estados Unidos já participaram das duas primeiras edições internacionais da campanha. Neste ano, mais países devem aderir ao evento.





Fonte: Pau e Prosa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/306539/visualizar/