Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 10 de Abril de 2006 às 12:30

    Imprimir


O Coxipó terá um Museu para resgatar a cultura e a história da região. A Fundação que irá gerir a nova instituição foi lançada neste final de semana, em solenidade realizada Auditório do Patronato Santo Antônio, no Coxipó da Ponte. A solenidade foi prestigiada por autoridades como o secretário estadual de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira e dezenas de famílias tradicionais do Coxipó.

Na ocasião, foram anunciados os integrantes da Comissão Permanente para a instalação da Fundação Museu da Memória do Coxipó. O presidente da entidade é o major PM Edson Benedito Rondon Filho. O vice-presidente é o ex-vereador Aurélio Augusto; o ex-deputado Benedito Márcio Pinheiro será o coordenador jurídico; Warley Rocha, o coordenador de História; Orenil de Andrade, presidente da Associação de Moradores do Coxipó, a primeira secretária e, o jornalista Sérgio Luiz Fernandes, o coordenador de Comunicação.

De acordo com o presidente da Comissão, Major Rondon, optou-se pela criação de uma fundação para que os futuros bens do museu sejam inalienáveis. Ele explicou aos presentes na solenidade que parte do acervo do museu será formado pela doação das famílias tradicionais do Coxipó. Estas pessoas, através de um trabalho voluntário, ficarão encarregadas de manter painéis sobre a história das famílias pioneiras e tradicionais da região. Além da história das famílias, o acervo do museu abordará aspectos folclóricos, cênicos, caricatos, religioso e do cancioneiro do Coxipó.

O vice-presidente da entidade, Aurélio Augusto, destacou na ocasião que é preciso mudar o quadro atual, em que as pessoas da região só se encontram em velórios. “Os moradores estão envelhecendo e morrendo e com eles se perdendo muita informação sobre nossa história”, lamentou. “Precisamos de um local que seja um ponto de encontro para preservar nossa cultura e esse é o momento histórico em que estamos iniciando esse processo”, disse. Benedito Pinheiro.

O secretário João Vicente lembrou que o governador Blairo Maggi, na semana passada, anunciou a recuperação da ponte de ferro do Rio Coxipó. A ponte, destruída pela cheia de 1995, será recuperada numa indústria de Várzea Grande. Segundo ele, a recuperação deve ocorrer até o final do ano. A ponte, que este ano completa 110 anos, será recuperada com fins exclusivamente turísticos, sendo passagens somente para pedestres e ciclistas.

Os organizadores estão estudando um local para a instalação do Museu da Memória do Coxipó. A intenção inicial é de que a obra seja feita numa área no encontro das águas do Rio Coxipó e do Rio Cuiabá. A Prefeitura da Capital, porém, pretende fazer o “Memorial das Águas” na mesma localidade.

A solenidade de lançamento da Fundação ocorreu no sábado, pela manhã, dia do aniversário dos 287 anos de Cuiabá. Estiveram representadas na solenidade a OAB e Prefeitura da Capital. No final do evento, os participantes participaram de um tradicional “chá com bolo”. Ainda serão anunciados os integrantes do Conselho Fiscal da entidade e demais membros da comissão de implantação do museu.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/306876/visualizar/