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Politica Brasil
Segunda - 10 de Abril de 2006 às 10:58

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“Apesar de estarmos vivendo neste país no limite crítico da insegurança jurídica, da desobediência civil, da banalização do crime e da corrupção política deslavada, não perdemos a esperança na democracia a partir de exemplos patrióticos como o do ex-governador José Fragelli”. Esta declaração partiu do engenheiro e ex-deputado Bento Porto durante jantar em homenagem a Fragelli, no Hotel Fazenda Mato Grosso, e que teve a presença do governador Blairo Maggi, do ex-governador e conselheiro do Tribunal de Contas, Júlio Campos, além de desembargadores, deputados, prefeitos, vereadores e representantes da tradicional sociedade cuiabana. Bento Porto destacou quatro projetos do governo Fragelli nas áreas específicas em que o engenheiro teve a oportunidade de colaborar, que foram a Diretoria de Planejamento e a Companhia de Desenvolvimento de Mato Grosso (Codemat). Na Diretoria de Planejamento, sob a determinação do secretário, professor Osvaldo de Oliveira Fortes, Bento Porto coordenou a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico e Social onde constava a construção do Centro Político e Administrativo (CPA). Face ao acelerado crescimento de Cuiabá, frisou o ex-deputado, era imperativo para os próximos anos a mudança da administração do centro da cidade. “Vossa excelência questionou as dificuldades de desapropriações e demais poderes, as secretarias e tantos outros órgãos públicos ali instalados além da área habitacional hoje denominada Grande Morada da Serra. Não pensávamos na divisão do Estado mas foi providencial a construção do CPA. Imaginem como seria a nossa capital sem o CPA?”, questionou Bento Porto. Por outro lado, o engenheiro lembrou que, para atender os anseios do povo mato-grossense e em particular do cuiabano, Fragelli decidiu construiu o Verdão como opção de lazer coletivo, ressaltando que Campo Grande, que não era a Capital, já tinha o Estádio Pedro Pedrossian. “Nós, como Capital, tínhamos apenas o velho Dutrinha. A Codemat executou esta obra. Se não fosse a decisão de Fragelli, não tinhas o Verdão”, acrescentou. A terceira obra destacada por Bento Porto foi que, numa sala modesta na direção da Codemat, entre duas propostas polêmicas para o traçado e construção da estrada Transpantaneira, uma partindo de Barão de Melgaço para Corumbá e a outra partindo de Peoconé, decidiu pela construção da primeira etapa – o trecho de Poconé/Porto Jofre. “Tive a oportunidade de, com um transferidor e a bússula do avião de Zelito Dorileo, fazer o primeiro reconhecimento aéreo do traçado, partindo da torre da igreja católica de Poconé rumo à fazenda Boa Esperança e depois declinando quase 90 graus para Porto Jofre”, detalhou o engenheiro. Para Bento Porto, não fosse a missão histórica de Fragélli, Mato Grosso e o mundo não conheceria o coração do Pantanal.

Finalmente, a quarta grande decisão de Fragelli ressaltada pelo engenheiro e ex-deputado e que marcou a colonização do norte do estado foi a licitação de 2 milhões de hectares do município de Aripuanã, e que também teve como objetivo a arrecadação de recursos para execução das obras do CPA, no Verdão, transpantaneira e outros investimentos. Desta decisão, resultou os municípios do Pólo de Alta Floresta, além de Juruena, Colniza e Cotriguaçú.





Fonte: Da Assessoria

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