Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 07 de Abril de 2006 às 20:05

    Imprimir


Veja a seguir os principais dados sobre o Peru, que no domingo realiza eleições presidenciais e legislativas, além de escolher pela primeira vez seus representantes no Parlamento Andino.

Pela primeira vez na história peruana, poderão votar os cerca de 140 mil policiais e militares.

POPULAÇÃO — 27 milhões de habitantes, cerca de 45 por cento dos quais são indígenas.

ECONOMIA — Baseia-se na mineração, na pesca e na agricultura. As principais exportações são de matérias-primas, especialmente minerais, farinha de peixe e produtos agrícolas. Importa principalmente máquinas e produtos industriais.

Em 2005, as exportações peruanas atingiram o recorde de 17 bilhões de dólares, 34 por cento a mais que no ano anterior.

O PIB peruano, de cerca de 75 bilhões de dólares, cresceu 6,7 por cento no ano passado, a maior taxa em oito anos.

SISTEMA POLÍTICO — Democracia representativa, com 24 Departamentos e a Província Constitucional do Callao. A capital é Lima.

GOVERNO — É exercido pelo presidente, com a ajuda de dois vice-presidentes e de 15 ministros. O mandato presidencial é de cinco anos.

Cada governo eleito assume o mandato em 28 de julho, dia da Independência. O presidente não pode ser reeleito para o período imediatamente subseqüentve.

ELEITORADO — Cerca de 16,5 milhões, sendo 457.891 no exterior.

SISTEMA ELEITORAL — Comandado pelo Júri Nacional de Eleições, uma entidade autônoma que fiscaliza a legalidade das votações presidenciais, legislativas e municipais.

O voto é obrigatório para cidadãos de 18 a 70 anos, e facultativo depois dessa idade. A multa por abstenção é de 136 sóis (40 dólares), equivalente a 8 por cento da renda per capita mensal do país.

Serão eleitos o presidente, dois vice-presidentes e 120 deputados. Há 20 candidatos à Presidência e 2.590 disputando uma vaga na Câmara.

Se nenhum candidato a presidente obtiver mais de 50 por cento dos votos, haverá segundo turno em maio.

PARLAMENTO ANDINO — Os peruanos devem eleger 15 membros do Parlamento Andino (cinco titulares e dois suplentes por vaga).

O Parlamento Andino é o órgão deliberativo do Sistema Andino de Integração, composto também por Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela. A sede permanente fica em Bogotá.

POLÍTICA EXTERIOR — Após décadas de diferenças fronteiriças com seus vizinhos Equador e Chile, o Peru entrou no século 21 sem os conflitos nem ameaças de guerra que marcam a história do país desde o 19.

Mas o país afirma ainda estar pendente a delimitação da fronteira marítima com o Chile, país que diz não ter nada a resolver com Lima.

O Peru é membro fundador da Comunidade Andina e faz parte do Fórum Econômico Ásia-Pacífico. Tem como principais sócios comerciais os Estados Unidos e alguns países europeus.

SUPERFÍCIE — 1,28 milhão de quilômetros quadrados. É o terceiro maior país da América do Sul, depois de Brasil e Argentina. Faz fronteira com o Chile ao sul, o Equador ao norte e Colômbia, Brasil e Bolívia a leste. É banhado pelo oceano Pacífico.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/307282/visualizar/