Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 07 de Abril de 2006 às 08:51

    Imprimir


O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) divulga na próxima quarta-feira (12.04), às 9h30, na sala de reuniões da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), os dados com o resultado da primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa no Estado.

A campanha anti-aftosa ocorreu no período de 1º a 28 de fevereiro, com a meta de imunizar mais de 5 milhões de cabeças do rebanho bovino e bubalino, com idade entre zero 0 a 12 meses. Na primeira etapa de 2005, foram imunizadas 5.196.328 cabeças de gado, alcançando o índice de 93,61 por cento onde superou os 85,96 por cento obtidos no ano de 2004.

A diretora técnica do Indea, Maria Auxiliadora Diniz, credita parte do resultado à insistência dos órgãos envolvidos em fiscalizar as propriedades, além do empenho de todos os produtores rurais."Uma cabeça não vacinada coloca em risco todo o rebanho, por isso buscamos certificar aquele produtor que age de forma correta e correr atrás daqueles que não vacinam em tempo hábil", afirmou Maria.

O Estado de Mato Grosso completou no ano de 2005, dez anos de erradicação da febre aftosa, e na última e 3º etapa da campanha do ano obteve o maior índice de cobertura vacinal registrado nos últimos anos: 99,45%.Um esforço conjunto do Governo em parceria com a iniciativa privada e vigilância constante da sanidade animal do maior rebanho bovino do País – 26,4 milhões de cabeças.

O programa de defesa animal é realizado pelo Indea em parceria com instituições privadas como a Famato, Fundo Emergencial de Febre Aftosa (Fefa), Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) e Superintendência Federal da Agricultura (SFA/MT).





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/307408/visualizar/