Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 07 de Abril de 2006 às 07:03
Por: Luciley Magalhaes

    Imprimir


Trinta e um eleitores já se inscreveram no projeto “Seja Um Mesário Voluntário” para atuarem como mesário no pleito deste ano, nos municípios que abrangem a 41ª Zona Eleitoral, com sede em Araputanga. O projeto instituído pela Justiça Eleitoral tem o objetivo de reunir e dar oportunidade àqueles eleitores que não foram convocados para trabalhar no dia das eleições, mas que desejam contribuir com a realização do processo eleitoral, num gesto de cidadania. A 41ª ZE abrange os municípios de Araputanga, Indiavaí e Reserva Cabaçal totalizando 13.475 eleitores e divididos em 35 Seções Eleitorais. Para atender a região na realização de um pleito, são necessários 140 mesários.

De acordo com a Chefe de Cartório da 41ª ZE, Roberta Feitosa Barreto, desde o ano passado a Justiça Eleitoral divulga na região a importância de atuar como mesário e de se trabalhar satisfeito, mas esse ano é a primeira vez em houve candidatos inscritos para o projeto. “Estamos divulgando o projeto por meio de mutirões e nos meios de comunicação local”, disse Roberta, que informou ainda que somente num único mutirão realizado no dia 30 de março, na Faculdade Católica Rainha da Paz, 24 pessoas foram inscritos como mesário voluntário.

O eleitor que deseja trabalhar como mesário voluntário tem até o final do mês de julho para se inscrever. Quem trabalha como mesário nas eleições seja por ato voluntário ou pela convocação do juízo eleitoral, tem direito a dois dias de folga no serviço para cada dia trabalhado na eleição, além de receber o Certificado. Formulários de inscrição para o projeto estão disponíveis nos Bancos, Supermercados, Correios, Cooperativa Agropecuária do Noroeste do Mato Grosso, Faculdade Católica Rainha da Paz e no Friboi, situados em Araputanga. O candidato deve depositar a inscrição no mesmo local onde estão disponíveis os formulários.

Quem é convocado para ser mesário pelo Juiz Eleitoral tem os mesmos direitos de quem se voluntaria à função. No entanto a convocação pressupõe sanções para quem não comparece e nem justifica sua ausência no dia da eleição. “Quem não comparece nestas condições, está cometendo crime de desobediência e sofre sanções penais previstas na Legislação Eleitoral”, informou Roberta Feitosa. De acordo com ela, no dia 2 de agosto será publicado o edital de convocação de mesários da região que não se candidataram voluntariamente.

A lista de convocação dos mesários é elaborada pelo Cartório. Para selecionar os mesários alguns critérios são observados, tais como, a pessoa não pode ser menor de 18 anos, não pode ter parentesco com os candidatos a cargos eletivos e não pode ser agente policial nem funcionário de cargo de confiança do Executivo.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/307457/visualizar/