Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 05 de Abril de 2006 às 16:48
Por: Paula de Bortoli

    Imprimir


Numa Audiência Pública enfocando o tema da Campanha da fraternidade de 2006, "Fraternidade, inclusão com dignidade" com o slogan: Levanta-te, e vem para o meio, que contou com a participação de cerca de 200 pessoas portadoras de deficiências no Plenarinho na Câmara Municipal de Cuiabá nesta quarta-feira (05.04), foram discutidas as principais questões que ainda hoje afligem estas pessoas.

A audiência pública foi proposta pelos vereadores Mário Lúcio (PV), Luiz Marinho (PFL), e Permínio Pinto (PSDB), e contou com o apoio dos demais parlamentares que tem dado prioridade à luta por melhores condições de vida e de trabalho aos portadores de deficiências na Capital.

A professora Thais Augusta de Paula é uma destas pessoas, pois com deficiência na perna esquerda, já tem curso de especialização e está lotada numa escola da rede pública de Cuiabá, no bairro Tijucal . Thais disse que os ônibus não são adaptados e passa por diversos incômodos para embarcar nos veículos do transporte coletivo todas as manhãs quando se desloca para o trabalho .

Durante o debate na Câmara , várias autoridades ligadas a Igreja Católica , Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Agência de Gestão e Regulação dos serviços Públicos (AGER) e Associações como a de Pais e Amigos (APE), fizeram uso da palavra para denunciar problemas como a falta de convênios para o transporte no Projeto BUSCAR , que transportava os portadores de deficientes com a parceria de empresas do setor privado , e o da APAE com o Governo do Estado, nas áreas de Saúde e Educação , ainda não foram renovados até o momento.

O vereador Luiz Poção (PSDB), relator da CPI do Transporte na Câmara, disse durante entrevista à imprensa que a adaptação da frota dos ônibus do transporte coletivo de Cuiabá é um dos itens citados no relatório final da CPI apresentado ao prefeito Wilson Santos e ao Ministério Público.

Poção informou que tem visto boa vontade do secretário de transporte Oscar Soares , e do prefeito Wilson também garantiu aos vereadores que se empenharia para a execução da adaptação que deverá ser feita pelas empresas e pela renovação da frota para uma mais moderna , que atenda os anseios da população, com condições aos portadores de deficiências.





Fonte: Assessoria /Câmara

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/307764/visualizar/