Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 05 de Abril de 2006 às 16:10

    Imprimir


Os dois anos de funcionamento do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) também marcam a inauguração de uma nova fase para o centro: a interiorização. A Secretaria de Justiça e segurança pública finalizou o projeto para a implantação do CIOSP em Rondonópolis, ainda este ano.

O projeto foi apresentado nesta quarta-feira ao governador Blairo Maggi, após a solenidade de inauguração da segunda fase do Centro Integrado. Para estender o atendimento até Rondonópolis, a Sejusp irá utilizar a base tecnológica instalada em Cuiabá.

“Estamos trabalhando com o conceito de racionalização do uso das tecnologias já instaladas e em operação. Temos equipamentos de última geração que já estão preparados para começar a atender o interior”, destaca o secretário de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira.

O projeto CIOSP/Rondonópolis demandará investimentos de aproximadamente R$ 996 mil, para a instalação de torre e retransmissores, além de equipamentos de informática e de comunicação, entre outros. O investimento também possibilitará a modernização do sistema que atende Cuiabá e VG.

“O CIOSP de Rondonópolis estará ligado diretamente ao CIOSP de Cuiabá, que faria, a partir da capital, o atendimento e despacho das viaturas, em função da tecnologia. Trabalharemos com um PABX único, o que permitirá alcançarmos um padrão de atendimento único e a racionalização do investimento que vem sendo feito no CIOSP que passa a ser estendido também para o interior”, explica o gerente de projetos de Tec. da Informação da Sejusp, Walmir Oribe.

A interiorização irá permitir a integração das redes de atendimento, a possibilidade de consultas on line (veículos, pessoas, acesso aos sistemas Infoseg e Renavam, até a checagem de mandados de prisão), entre outras ferramentas importantes que visam melhorar o atendimento na área de segurança pública. Todo o atendimento, que hoje é registrado em Rondonópolis é feito no papel, com o CIOSP passará a ser digitalizado e transmitido em tempo real para também para ROO.

“A expansão do atendimento do CIOSP nos permitirá levar essas novas ferramentas de tecnologia também para o interior, garantindo um melhor planejamento estratégico na área de segurança pública, o uso racional dos recursos que estão sendo investidos – já que poderão atender a mais de um município, e um atendimento de qualidade e com agilidade ao cidadão mato-grossense”, afirma o governador Blairo Maggi.

Hoje, o CIOSP concentra o atendimento das ocorrências de Cuiabá e Várzea Grande e tem capacidade tecnológica para atender até mais quatro municípios, com possibilidade de expansão.

O CIOSP é responsável pelos atendimentos das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial e Identificação (Politec) por meio dos telefones de emergência (190 – Polícia Militar; 193 – Corpo de Bombeiros; 197 – Polícia Civil e 194 – Trânsito).





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/307772/visualizar/