Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 05 de Abril de 2006 às 15:24

    Imprimir


Profissionais da educação, alunos da rede pública e dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), lotaram hoje, 05, o plenário da Assembléia Legislativa com o objetivo de reivindicar melhoria no ensino público das escolas estaduais.

Caravanas de alunos e professores de municípios da Baixada Cuiabana e Médio Norte expõem na entrada do prédio dossiês montados com fotos da situação caótica das unidades escolares. O sindicato também irá visitar os gabinetes dos deputados dessas regiões para cobrar apoio direto dos parlamentares.

Para o secretário de formação sindical do Sintep-MT, Gilmar Soares, desde que as visitas tiveram início no ano passado a entidade conquistou algumas vitórias. “Muitas escolas entraram no cronograma de reformas da Secretaria de Educação. O governo ficou na defensiva”, avalia. Para fortalecer as denúncias, o Sintep pediu o parecer da Vigilância Sanitária, com isso formou-se um grupo da vigilância para fiscalizar as escolas. “Vinte e duas escolas foram reprovadas por não apresentarem condições adequadas aos alunos e professores”, denuncia.

Gilmar afirma que o sindicato está lutando para que o governo reforme ainda mais escolas e que essas construções sejam bem feitas. “Em Rondonópolis uma escola obrigou a empresa a refazer a reforma por causa da má qualidade da obra. É necessário pensar também na duração”. Outra reivindicação é para que a comunidade escolar tenha acesso às planilhas de reformas. O Estado estabelece convênio diretamente com as prefeituras, que contratam as empreiteiras. “As unidades escolares não têm conhecimento de quando ocorre um aditamento de convênio nem do andamento da reforma”, ressalta.

Segundo o professor Isaias de Oliveira Xavier, a integridade física dos alunos da Escola Estadual Leônidas de Matos, em Santo Antônio do Leverger, está em risco por conta da estrutura da instituição . “A escola tem 74 anos de existência e nunca sofreu uma reforma. Imagina uma pessoa dessa idade sem um check-up. O ambiente inadequado proporciona inclusive baixo rendimento”. A situação foi denunciada em um dossiê protocolado na Seduc. O professor ressalta que é imprescindível sensibilizar o poder público para tratar a educação de forma séria e não com improviso. “As escolas de Santo Antônio estão todas assim. Não podemos parar de lutar pela melhora e valorização profissional”, afirma.

A secretária geral do sindicato, Marli Keller, afirma que o sindicato está buscando de todas as formas melhorias para educação. “Protocolamos a denuncia no dia 22 de março na Secretaria e em todos os gabinetes dos deputados”. Ainda hoje o Sintep-MT irá enviar os dossiês para o Ministério Público Estadual.





Fonte: Pau e Prosa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/307791/visualizar/