Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 04 de Abril de 2006 às 15:50

    Imprimir


A candidatura à Presidência do ex-governador Anthony Garotinho, escolhido na consulta nacional do partido, será decisiva para levar as eleições ao segundo turno, de acordo com dados da pesquisa JB/IBPS, realizada no início do mês e divulgada pelo Jornal do Brasil neste domingo (2/4). Em uma das simulações, quando o seu nome é retirado, o presidente Lula se aproxima bastante dos pontos necessários para ganhar ainda no primeiro turno.

O estudo remete a uma constatação: a necessidade de o PMDB aprovar, na sua convenção em junho, o nome de Garotinho como candidato do partido ao Palácio do Planalto. Ele tem densidade eleitoral e reúne condições reais de vitória, sobretudo pelos recentes acontecimentos divulgados na imprensa e não captados pela pesquisas. O quadro eleitoral está sujeito a muitas mudanças com tendência de queda nas intenções do petista Lula e do postulante tucano, Geraldo Alckmin.

Os fatos não captados pela pesquisa do Jornal do Brasil são relevantes. É o caso da demissão do ministro da Fazenda Antonio Palocci, denunciado pelo caseiro Francenildo Costa, que teve seu sigilo bancário quebrado ilegalmente. O escândalo culminou também com a demissão do presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso.

Há ainda outro fator de pode abalar a até então inatingível candidatura do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Seu nome aparece no escândalo da Nossa Caixa, que aumentou, durante a sua gestão, em 250% a verba de publicidade. Alckmin começou a ser alvo de uma artilharia. E material não falta.

Estão sendo desengavetados 69 pedidos de CPIs, e pelo menos 974 contratos julgados irregulares pelo TCE já foram retirados do arquivo morto da Assembléia Legislativa de São Paulo e serão encaminhados ao Ministério Público. Além disso, dezenas de gabinetes de deputados começaram a abrir novas investigações, a maioria apontando para o mau uso do dinheiro público, direcionado para favorecer aliados políticos.

Estes fatos terão, provavelmente, reflexos negativos nas candidaturas de Lula e Alckmin e podem facilitar o crescimento de Garotinho nas pesquisas. Hoje, o ex-governador com uma média de 15% das intenções de votos, tende a crescer com suas aparições nos programas de televisão do partido.

Garotinho afirma que levará a sua candidatura até à convenção do partido, no início de junho. “Não posso decepcionar os milhares de militantes do PMDB do Brasil inteiro de desejo de uma candidatura própria, que represente mudanças, que traga esperança ao povo brasileiro”, afirmou Garotinho.

Diz ainda que, a partir desta semana, percorrerá os principais estados brasileiros em reuniões com as bases do partido para que estas pressionem os delegados à convenção nacional, no sentido de que estes confirmem o seu nome como candidato do partido. E tem bons argumentos para isso, a julgar pelos acontecimentos.

“O desgaste do PT é enorme. Hoje, o PT virou sinônimo de corrupção. O PSDB, não traz esperança. Só o PMDB, com uma política econômica nova, será capaz de retomar o desenvolvimento, a geração de empregos e trazer paz ao Brasil”, concluiu Garotinho.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/308058/visualizar/