Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 04 de Abril de 2006 às 15:08
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


Devido ao feriado prolongado da Semana Santa, o MT-Hemocentro está promovendo uma campanha de doação de sangue em parceria com o Projeto dos Jovens Adventistas “Mais Vida”. O evento que teve início no dia 01 de abril e prossegue até o dia 16 de abril tem o objetivo de incentivar a população a praticar esse ato de solidariedade no período da Páscoa. “Quem doa sangue, tem o coração tranqüilo, pois está fazendo um ato de amor e está salvando vidas”, disse a diretora do MT-Hemocentro, Eliana Rabani.

O MT Hemocentro tem como meta atender ao público usuário do SUS que tem necessidade do sangue, ou de frações dele. Para isso são realizadas, constantemente, campanhas de doação de sangue para captação de doadores fidelizados, ou seja, aqueles que doam sangue regularmente, para que os estoques continuem sempre próximos da quantidade ideal necessária para atender às necessidades da população.”A doação de sangue mesmo sendo rápida, simples e segura ainda não é uma prática comum, por causa do medo e o preconceito que ainda são os piores inimigos na doação de sangue. Muitas vezes as pessoas até se interessam pela questão, mas a desinformação ainda é muito grande”, declarou Eliana Rabani.

A equipe do MT-Hemocentro ficará a disposição com a unidade móvel estacionada em diversos pontos com uma extensa programação: No dia 04 de abril, estará a disposição dos doadores na Praça da Avenida Cinco no bairro Parque Cuiabá. No dia 05, o ônibus ficará na Praça do Caiq, no bairro Pedra 90. Já no dia 06 de abril, o evento acontece na Escola Adventista, no bairro CPAII. A coleta também será feita nos dias 07 e 08 de abril, na Praça Áurea Brás, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande. No dia 09, os beneficiados serão os moradores do bairro Jardim Costa Verde, na Praça Central, em Várzea Grande. Entre os dias 10 e 11, o ônibus estará na Igreja Adventista do 7º Dia, dos bairros Jardim Glória e Bosque da Saúde. Para os dias 12 e 15 de abril, a programação acontecerá na Escola Adventista do bairro do Porto e na Rua Salim Nadaf, em Várzea Grande. No dia 13, a coleta acontecerá na Praça Aquidabam, no centro de Várzea Grande. Como encerramento da campanha a coleta vai acontecer no Parque Mãe Bonifácia, das duas horas da tarde às sete horas da noite. Durante a campanha, o horário de coleta terá inicio às oito horas da manhã às cinco horas da tarde.

Antes da doação de sangue é feito um exame clínico no doador e o sangue doado passa por uma bateria de testes para identificar o tipo sanguíneo e o fator RH, se o doador já teve ou está com hepatite tipo B ou C, sífilis, doença de chagas, malária ou HIV. Constatado algum fator positivo no sangue, ou seja, apresentar algum tipo de doença como anemia, pressão alta, hepatite, entre outros, o doador será encaminhado para alguma unidade da Ses ou para os próprios médicos do MT Hemocentro para tratamento adequado.

O doador de sangue deverá ser voluntário, estar com boa saúde, bem alimentado e descansado. O interessado precisa pesar mais de 50 kg, ter entre 18 e 65 anos, evitar ingerir alimentos gordurosos durante o período de pelo menos quatro horas antes da doação, não apresentar nenhum tipo de doenças, inclusive gripe e resfriado, hepatite, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e não tenha feito nenhuma cirurgia num período anterior há um ano. Doar sangue não engorda, não emagrece, não faz mal e as seringas são descartáveis. Cada bolsa salva em média de três a quatro vidas.

Todo doador voluntário recebe, em sua residência, os resultados dos exames realizados para a correta utilização do sangue. Os exames definem se o sangue da pessoa está livre de contaminação por vírus HIV, HTLV 1 e 2 (um primo da Aids sexualmente transmitido), do hepatite A,B e C, da doença de chagas, do sífilis e ainda recebe, de brinde, uma definição de sua tipagem sangüínea.

O doador deverá apresentar um documento de identificação e não estar em jejum no ato da doação, que também pode ser feita na sede do MT Hemocentro, que fica na rua 13 de Junho, 1055, Centro da Capital, e no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC), no horário das 7h30 às 17h30.





Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/308072/visualizar/