Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 04 de Abril de 2006 às 14:53
Por: Sandra Medeiros

    Imprimir


O município de Sinop já conta com uma vara da Justiça Federal, que vai atender mais de 20 cidades do Norte de Mato Grosso. A nova unidade é resultado do empenho do deputado federal Ricarte de Freitas (PTB/MT), que articulou o processo junto ao deputado federal Coriolano Chaves (PFL/BA). O parlamentar baiano foi relator do projeto, o qual cria varas da Justiça Federal em Cáceres, Rondonópolis e mais uma em Cuiabá.

A solenidade de inauguração aconteceu nesta segunda-feira (3), às 17 horas, e foi prestigiada pelo desembargador Ítalo Fioravante Sabo Mendes, representando o Tribunal Regional Federal, o diretor do Foro da Justiça Federal no Mato Grosso, juiz federal Julier Sebastião da Silva, o prefeito Nilson Leitão, o procurador Geral do Estado, João Virgílio Nascimento Sobrinho, o juiz federal Charles Renoud Frazão de Moraes, que assumiu a nova Vara, o deputado Dilceu Dal Bosco, o presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Sinop, Elpídio Moretti, juízes, vereadores e advogados.

A nova vara funcionará no mesmo prédio da delegacia municipal e além de Sinop, terá jurisdição em Alta Floresta; Sorriso; Carlinda; Cláudia; Colíder; Feliz Natal; Guarantã do Norte; Ipiranga do Norte; Itaúba; Marcelândia; Matupá; Nova Canaã do Norte; Nova Guarita; Nova Santa Helena; Novo Mundo; Paranaíta; Peixoto de Azevedo; Santa Carmem; Terra Nova do Norte; União do Sul e Vera. “Agora, as vítimas, acusados, testemunhas e advogados deixarão de se deslocar até Cuiabá e passarão a ter seus processos despachados pela vara sinopense”, afirmou o prefeito Nilson Leitão.

O presidente da câmara, José Pedro Serafini, “Pedrinho”, elogiou a atuação do deputado Ricarte. “Se não fosse o trabalho dele para que Sinop também fosse beneficiada, hoje a cidade poderia estar sem a vara da Justiça Federal, pois a implantação do poder gera custos. Hoje temos a justiça mais perto”.

Na opinião de Ricarte, o fato de Sinop já contar com esta vara vai facilitar a instalação de outros órgãos que possuem atuação na Justiça Federal, como a Procuradoria da República, a Procuradoria da Fazenda Nacional, a Advocacia Geral da União, entre outras instituições. “Já apresentei um pleito para a implantação de uma delegacia da Polícia Federal junto ao Ministério da Justiça. Segundo fui informado, o único entrave é a falta de servidores”. O parlamentar acrescentou que o funcionamento depende da realização de um concurso público para a contratação de funcionários. Há mais de quatro anos, o deputado federal vem lutando pela implantação tanto da Justiça Federal, quanto da Delegacia da PF em Sinop.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/308083/visualizar/