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Sapezal realiza audiência pública para discutir investimentos em rodovias
A Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Sapezal (480 km ao Noroeste de Cuiabá) realizarão uma audiência pública no município para discutir qual a estrada de acesso a região que terá prioridade de investimentos. Ontem segunda-feira (03.04), produtores rurais e o prefeito da cidade, César Maggi, estiveram reunidos com o governador Blairo Maggi e o secretário de Estado de Infra-Estrutura, Vilceu Marchetti, para discutir o assunto.
Devido às chuvas dos últimos dias, as estradas que dão acesso ao município estão intransitáveis, com diversos atoleiros. As duas estradas mais utilizadas pelos motoristas são a BR-364, com 140 km que ligam a cidade ao entroncamento com a MT-170, no município de Brasnorte; a outra saída encurta o caminho até a Capital do Estado em cerca de 135 km, mas a via passa por dentro da Reserva Indígena dos Parecis e não é legalizada. A terceira opção para se chegar à Capital é pela estrada que liga Sapezal a Comodoro, no entanto o motorista tem que fazer um percurso de 280 km.
“Nós temos a questão legal da reserva indígena, onde temos uma estrada de fato, mas não de direito”, explicou o prefeito. Devido à questão legal, o prefeito e produtores rurais acreditam que o investimento viável é a terraplanagem e depois a pavimentação da BR-364. “Faremos a audiência pública para que a população decida. Sabemos que hoje por Brasnorte é 135 km a mais, mas é uma estrada ‘legal’, na qual poderemos trabalhar após o período de chuva”, informou o prefeito.
“Hoje nós estamos apoiando a pavimentação desta estrada (pavimentação BR 364), da qual sou presidente do consórcio rodoviário. Ela irá ficar 135 km mais longe, mas dificilmente terá impedimento legal”, disse o presidente da Associação dos Produtores da Linha Norte, Paulo Sachetti.
Por meio do consórcio rodoviário, foram conveniados para serem asfaltados 104 km da BR-364; neste trecho já foi licitada a pavimentação de 55 km, sendo 30 km já concluídos. De acordo com o secretário de Estado de Infra-Estrutura, Vilceu Marcheti, as obras dos 25 km restantes foram interrompidas devido à chuva e à crise no setor agrícola, que impossibilitou os agricultores de fazerem o investimento.
O trecho total de Sapezal até o entroncamento com a MT-170 é de 140 km. “Estes 110 km restantes em princípio a idéia é levantar, cascalhar a estrada e deixar a base para o asfalto que será realizado pelo convênio”, disse o prefeito. A parceria envolve as prefeituras de Sapezal, Brasnorte, produtores rurais da região e Governo do Estado.
Devido às chuvas dos últimos dias, as estradas que dão acesso ao município estão intransitáveis, com diversos atoleiros. As duas estradas mais utilizadas pelos motoristas são a BR-364, com 140 km que ligam a cidade ao entroncamento com a MT-170, no município de Brasnorte; a outra saída encurta o caminho até a Capital do Estado em cerca de 135 km, mas a via passa por dentro da Reserva Indígena dos Parecis e não é legalizada. A terceira opção para se chegar à Capital é pela estrada que liga Sapezal a Comodoro, no entanto o motorista tem que fazer um percurso de 280 km.
“Nós temos a questão legal da reserva indígena, onde temos uma estrada de fato, mas não de direito”, explicou o prefeito. Devido à questão legal, o prefeito e produtores rurais acreditam que o investimento viável é a terraplanagem e depois a pavimentação da BR-364. “Faremos a audiência pública para que a população decida. Sabemos que hoje por Brasnorte é 135 km a mais, mas é uma estrada ‘legal’, na qual poderemos trabalhar após o período de chuva”, informou o prefeito.
“Hoje nós estamos apoiando a pavimentação desta estrada (pavimentação BR 364), da qual sou presidente do consórcio rodoviário. Ela irá ficar 135 km mais longe, mas dificilmente terá impedimento legal”, disse o presidente da Associação dos Produtores da Linha Norte, Paulo Sachetti.
Por meio do consórcio rodoviário, foram conveniados para serem asfaltados 104 km da BR-364; neste trecho já foi licitada a pavimentação de 55 km, sendo 30 km já concluídos. De acordo com o secretário de Estado de Infra-Estrutura, Vilceu Marcheti, as obras dos 25 km restantes foram interrompidas devido à chuva e à crise no setor agrícola, que impossibilitou os agricultores de fazerem o investimento.
O trecho total de Sapezal até o entroncamento com a MT-170 é de 140 km. “Estes 110 km restantes em princípio a idéia é levantar, cascalhar a estrada e deixar a base para o asfalto que será realizado pelo convênio”, disse o prefeito. A parceria envolve as prefeituras de Sapezal, Brasnorte, produtores rurais da região e Governo do Estado.
Fonte:
Secom-MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/308224/visualizar/
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