Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 03 de Abril de 2006 às 23:59

    Imprimir


Conquistar a face frontal da Pedra da Gávea é a missão de oito bombeiros militares especializados em salvamento em montanha, que vão abrir nova via de acesso ao topo para ser usada pelos praticantes do esporte de escalada. Amanhã e quarta-feira, eles fazem a sexta investida para continuar o trabalho de marcação da via, que deve terminar no fim de abril, com a chegada ao cume.

Depois dos treinamentos em diversos locais e da reunião final em 17 de março, os bombeiros militares iniciaram a subida no paredão íngreme para colocar os grampos que marcam o caminho. Em 1º de julho será inaugurada a nova via de escalada, que terá registro na Federação de Montanhismo.

Essa iniciativa faz parte dos eventos programados pela Secretaria de Defesa Civil para marcar os 150 anos de criação do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, em 2 de julho.

Os bombeiros militares participantes da equipe pertencem ao Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (GSFMA), ao Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) da Penha e ao destacamento de Cachoeiras de Macacu, sob a coordenação técnica do instrutor Juratan Leite da Câmara, que há 20 anos é professor do Curso de Salvamento em Montanha do GSFMA.

"O trabalho de fixação dos grampos é feito em local de extrema dificuldade nesse paredão com inclinação de 90 graus. Além disso, os bombeiros levam, com o material de escalada, equipamentos como furadeiras e brocas para fixar os grampos, o que dificulta a tarefa", explica Juratan.





Fonte: JB Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/308262/visualizar/