Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 03 de Abril de 2006 às 18:05

    Imprimir


(Cuiabá / MT - 03/04) – A Comunidade de Deciolândia localizada na área rural do município de Diamantino, distante 130 quilômetros da cidade, vem sendo beneficiada com os serviços de alistamento eleitoral ofertados por meio de mutirões organizados na comunidade pelos servidores do Cartório da 7ª Zona Eleitoral. De acordo com o servidor do Cartório da 7ª ZE, Anderson Rafael T. Leite, os moradores de Deciolândia estavam sem os serviços eleitorais desde junho de 2005 quando por determinação do Juiz Eleitoral foi fechado o posto de atendimento.

“Desde o período em que foi fechado por não ter na época o mínimo de 50 eleitores exigido pelo TSE para mantê-lo, o número de eleitores da região aumentou de 36 para 164 eleitores”, informou Rafael Leite. Segundo ele, a comunidade aprovou os mutirões e destacou a necessidade dos serviços de confecção de RG e CPF.

O mutirão que se estende até o dia 24 de abril, teve início no dia três de fevereiro e já realizou mais de 60 transferências de domicílio eleitoral de pessoas da comunidade. “Vale lembrar que o último dia para o eleitor requerer serviços eleitorais e para os portadores de deficiências solicitarem a transferência para a sessão especial é o dia três de maio”, ressaltou Rafael. A 7ª ZE com sede em Diamantino jurisdiciona ainda os municípios de Alto Paraguai, Nova Mutum, e Santa Rita do Trivelato.

A Gleba Caete, distante 20 quilômetros da cidade, é outra região rural de Diamantino que foi beneficiada com o atendimento por meio de mutirões. Os servidores do Cartório estiveram na gleba nos dias 20 e 21 de março e fizeram a revisão de mais de 40 eleitores. Nas comunidades que têm energia elétrica, segundo ele, o título é confeccionado na hora. Onde não há, é preenchido o Requerimento de Alistamento Eleitoral (ERA), e os títulos são entregues no próximo mutirão na região.

Três funcionários do Cartório Eleitoral vão se deslocar para estas regiões, de 15 em 15 dia, para oferecer serviços de confecção de título eleitoral, 2ª via e transferência. Além do Cartório Eleitoral estão envolvidos nos mutirões a Prefeitura Municipal de Diamantino, ACODEC – Associação Comunitária de Deciolândia, Rádio Nova FM 97,3 de Diamantino e a Rádio Deciolândia FM 97,0.

“A intenção dos servidores e colaboradores é de garantir a cidadania aos moradores da zona rural, que muitas vezes não tem condições de locomover-se até a cidade”, declara Rafael Leite. Segundo ele, os funcionários do Cartório pretendem ainda realizar mutirões em escolas de Diamantino e ensinar os alunos do segundo grau a lidar com a urna eletrônica.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/308311/visualizar/