Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 03 de Abril de 2006 às 15:35
Por: Gilmar da Silva

    Imprimir


As fortes chuvas caídas nos últimos dias em Campo Novo do Parecis e região estão deixando os moradores do bairro Jardim das Palmeiras em situação de desespero. Segundo informações colhidas junto a algumas pessoas que fazem o acompanhamento da densidade pluviométrica na cidade, só no último domingo para segunda choveu mais de cento e trinta milímetros, quantidade suficientemente capaz de fazer um estrago para aquela população.

A parte baixa do bairro forma tipo um “panelão” e ali recebe toda a água da parte alta do mesmo, além de outros bairros circunvizinhos, ocasionando o alagamento de ruas e avenidas, e o pior, de residências e estabelecimentos comerciais situados nessa localidade, dificultando e até mesmo impedindo a saída dos moradores. Outro problema é a proliferação de diversas doenças, como é o caso leptospirose e demais.

Muitas famílias tiveram suas casas invadidas pelas águas, ocasionado dezenas de prejuízos. Há casos em que a perca foi considerável, pois as pessoas tiveram seus móveis estragados, como colchões, fogões, queima de eletrodomésticos e eletro-eletrônicos, inclusive, os produtos alimentícios já que ficaram sem ter o que comer; como é o caso da moradora Cleide. Já Elias Moreira de Souza, que é comerciante, teve seu estabelecimento totalmente invadido pelas águas. A situação beira o caos.

Uma reunião emergencial realizada por alguns setores da Prefeitura e Câmara de Vereadores na tarde desta segunda-feira (03), definiu pela execução de força-tarefa, visando levar socorro para as famílias atingidas pelos alagamentos. Ficou acertado o início imediato do trabalho de levantamento de quantas residências foram atingidas, bem como, quais as principais necessidades de cada.

De acordo com o grupo, será feito um mutirão de arrecadação e se caso persistir as chuvas, os moradores poderão ser transferidos para o ginásio de esportes do bairro. Outra preocupação do setor de saúde é quanto à possibilidade a um surto de doenças, para tanto, algumas medidas estão sendo tomadas, como a aplicação de hipoclorito de sódio visando a higienização dos ambientes das casas. Uma outra solicitação do setor é para que as pessoas procurem um posto de saúde a fim de receber a vacina anti-tetânica, em virtude da transmissão de infecção através das águas sujas.

Esse problema já vem se arrastando á vários anos sem que uma solução seja tomada, sendo sido, inclusive, alvo de diversas reclamações e cobranças ao longo dos tempos. Até o momento o que de concreto foi feito é uma grande vala (piscinão) para recepcionar a água das chuvas, porém, com excesso essa não tem mais comportado tanta água. À época foi feito o loteamento sem oferecer qualquer infra-estrutura.

Segundo promessa feita no início deste ano pelo governador Blairo Borges Maggi (PPS), quando de sua vinda a Campo Novo e visita no bairro e reiteradas pelo prefeito Sergio Stefanelo (PPS), coincidentemente em um dia de bastante chuva, as obras de asfaltamento de algumas ruas e avenidas e a realização de grandes valas ao longo das avenidas, para captar as águas, deverão ser iniciadas assim que cessar as chuvas.





Fonte: Campo Novo News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/308350/visualizar/