Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 03 de Abril de 2006 às 14:54
Por: João Negrão

    Imprimir


O Governo do Estado vai recuperar um dos maiores símbolos da Cuiabá antiga: a Ponte de Ferro do rio Coxipó, que há cerca de uma década foi destruída por uma enchente. O lançamento das obras de recuperação será feito pelo governador Blairo Maggi e o secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, nesta terça-feira (04.04). A solenidade acontecerá a partir das 8 horas, na ponte da avenida Fernando Correa.

Na semana de aniversário de Cuiabá, o Governo do Estado também lança as obras de recuperação da Igreja Nossa Senhora da Guia, no Distrito da Guia. A solenidade será no domingo (09.04) , também com a presença do governador Blairo Maggi e do secretário João Carlos Vicente Ferreira.

A Ponte de Ferro do rio Coxipó foi construída em 1896 e completa 110 anos em 2006. Foi a primeira de Cuiabá, importada da França, adotando o sistema construtivo Eiffel. A sua construção representou um marco nas relações comerciais de Mato Grosso, viabilizando a penetração de capitais, mercadorias, técnicos e imigrantes europeus.

Construída em estrutura metálica com emprego de tecnologia estrangeira, a ponte era, desde então, o elo da emergente cidade de Cuiabá com o restante do país. A ponte foi desativada em 1984, quando foi tombada como patrimônio histórico e cultural do Estado (Portaria nº 26/84 D.O. 10/09/1984).

Em 1995, a Ponte de Ferro do rio Coxipó foi destruída por uma enchente. Durante mais de uma década a população cuiabana, em especial a do distrito do Coxipó, ficou sem um dos símbolos de sua história. Desde o ano passado a sua recuperação está entre os projetos do Governo do Estado. “A iniciativa foi do próprio governador, que ao passar pelo local manifestou interesse em devolver à população este ícone da história cuiabana”, informou o secretário João Carlos.

A Igreja Nossa Senhora da Guia foi construída no início do século XIX e é tombada pelo patrimônio histórico de Mato Grosso. A antiga capela representa parte da história do Distrito da Guia, que se caracteriza por sua forte religiosidade e devoção à Nossa Senhora da Guia. A padroeira dá nome ainda a outras duas igrejas na Grande Cuiabá, uma no Coxipó da Ponte e outra em Várzea Grande.

O Distrito de Nossa Senhora da Guia recebeu os primeiros moradores, na grande maioria garimpeiros em busca de alternativas às lavras do Cuiabá, há 275 anos. Atualmente 14 comunidades compõem o Distrito que estão distribuídas na área urbana (3 mil habitantes) e a grande maioria (6 mil), na rural. São elas: comunidade do Pico, Caiera, Aguaçu, Machado, Carioca, Boeno, Terra Vermelha, Bocaiuval, Varginha, Três Pedras, Machadinho, Forquilha, Santa Luzia e da Guia.





Fonte: Assessoria/ SEC-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/308369/visualizar/