Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 01 de Abril de 2006 às 18:15

    Imprimir


Criado para ser uma das ferramentas que auxiliem no processo de ensino dos alunos com dificuldades de aprendizagem e riscos educacionais, o projeto Aplauso implantado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) no ano de 2004, está surpreendendo nos resultados de combate a violência nas escolas públicas.

Estudos da equipe de Ensino e Currículo da Seduc detectaram que, nas escolas onde o projeto foi implantado, a violência dentro da unidade de ensino e no entorno da comunidade escolar diminuiu. “O mais importante é melhorar a qualidade de ensino, fazendo com que o aluno tenha uma participação maior nas atividades escolares e conseqüentemente longe das ruas e das drogas”, observou o técnico da Seduc, Marconi Dantas Correa.

Com um investimento previsto para o ano de 2006 de R$ 4,5 milhões, o Aplauso deverá oferecer atendimento a cerca de 52 mil estudantes, em 108 municípios de Mato Grosso, contemplando 208 escolas estaduais.

No projeto, os alunos têm acesso a oficinas culturais, artísticas, esportivas, além de aulas de reforço escolar. E todas essas ações, são desenvolvidas extra-classe, de forma que o aluno possa vir para a escola em horário integral.

Em Cuiabá e Várzea Grande são mais de três mil beneficiados. As atividades desenvolvidas nos dois municípios se dividem em oficinas de artesanato, coral, flauta, xadrez, teatro, modalidades esportivas e produção de texto.

“Sabemos que o Aplauso tem como objetivo primordial diminuir a evasão, o abandono e a repetência escolar, além de melhorar a qualidade de aprendizagem dos alunos beneficiados. Mas os resultados alcançados vão além disso, já que a escola seleciona os alunos mais problemáticos, com mais dificuldades, para fazer parte do projeto. Esses alunos ficam nas escolas em horário integral, evitando que se envolvam com brigas e assim evitando a violência escolar”, finalizou Marconi.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/308643/visualizar/