Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 30 de Março de 2006 às 16:51

    Imprimir


Dez municípios da região do Vale do Cabaçal se uniram em bloco para formar o primeiro consórcio turístico de Mato Grosso. A iniciativa visa a integração entre os municípios na realização e execução de projetos que visem o fomento da atividade turística regional. A criação do consórcio será formalizada amanhã durante encontro em Curvelândia. A iniciativa é coordenada pela Associação Mato-grossense dos Municípios - AMM, através da Associação dos Municípios com Potencial Turístico – Amptur. Integrarão o consórcio os municípios de Cáceres, São José dos Quatro Marcos, Reserva do Cabaçal, Curvelândia, Lambari D´Oeste, Rio Branco, Salto do Céu, Araputanga, Mirassol D´Oeste e Glória D´Oeste.

O presidente da AMM, José Aparecido dos Santos, frisou que através da criação do consórcio, as potencialidades econômicas da região também serão dinamizadas. “Os municípios poderão desenvolver atividades integradas visando o desenvolvimento”, destacou. A criação de consórcios faz parte da política de desenvolvimento e de valorização das potencialidades regionais liderada pela AMM.

O presidente da Amptur e prefeito de Nobres, Flávio Dalmolin, explicou que o consórcio turístico é uma instituição jurídica criada para fortalecer a atividade. “Através dele, os municípios podem captar recursos federais para fomentar o turismo, oferecendo mais estrutura para exploração das belezas naturais e culturais de cada cidade” garantiu. Dalmolim ressaltou que as Câmaras Municipais deverão aprovar o referido consórcio.

O consultor da Amptur, Francisco Cunha Lacerda, disse que o objetivo do consórcio é unir os prefeitos e seus respectivos municípios para um tratamento estratégico visando a definição de uma política de desenvolvimento do turismo. Segundo ele, em abril serão realizadas 10 conferências, em cada um dos municípios da região Oeste. Em cada município, os prefeitos vão mobilizar toda a equipe de servidores secretários municipais, vereadores, professores das redes estadual e municipal de ensino, além de empresários, investidores no município e outras lideranças.

O principal objetivo da maratona é sensibilizar as lideranças da comunidade sobre a necessidade de desenvolvimento do turismo. Além da região do Vale do Cabaçal, outras vão receber a equipe técnica da Amptur para formalizar os consórcios turísticos.





Fonte: Da Assessoria AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/308737/visualizar/