Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 29 de Março de 2006 às 13:40
Por: GLEID MOREIRA

    Imprimir


Projeto prevê a disponibilidade de assistente social durante funeral

O despreparo psicológico em lidar com a morte de um ente querido, além do desconforto gerado pelo momento, acaba por acarretar em outros problemas para grande parte da população, principalmente dos que usufruem os serviços públicos de Saúde, devido à falta de alguns profissionais, como assistentes sociais, por exemplo, nas instituições. A partir desta problemática, o vereador Walter Rabello (PMDB), presidente em exercício da Câmara Municipal de Cuiabá, elaborou um projeto de lei que , caso seja aprovado , deverá instituir a obrigatoriedade da presença deste profissional nas empresas que exploram o serviço funerário , capelas mortuárias e cemitérios públicos ou privados de Cuiabá, para familiares de falecidos.

O projeto está na pauta de votação da sessão ordinária desta quinta-feira (30), entre outros dos demais parlamentares. Para Walter Rabello, a notícia do falecimento de alguém muito próximo abala por completo a estrutura psicológica, e em alguns casos, acredita que a pessoa fique com a capacidade de discernimento, comprometida. "Em muitas ocasiões, por haver a falta de um profissional devidamente preparado para exercer a função de assistente social, amigos tomam as rédeas da situação e, infelizmente se comprometem com despesas muito além daquilo que podem pagar", explica.

Outros fatores de grande importância citados pelo vereador, diz respeito ao assessoramento do assistente social , quanto à existência de Seguro Obrigatório – DPVAT, em casos de acidente; na escolha e aconselhamento a respeito da contratação de funerária; traslados de corpo, sepultamentos, cremações e exumações, entre outros procedimentos que em geral, exigem emergência.

Além dos projetos de lei que entrarão em votação, em reconhecimento ao trabalho de pessoas que contribuíram de alguma forma com o desenvolvimento da Capital , 76 projetos de decretos legislativos também devem ser votados na sessão ordinária desta quinta-feira , pelos parlamentares .

A aprovação dos itens da pauta tem como objetivo conceder títulos de cidadão cuiabano, comenda do legislativo e ordem do mérito legislativo. Os autores dos projetos são 19 vereadores, cujos homenageados serão agraciados de acordo com a escolha de cada parlamentar.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309007/visualizar/