Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 28 de Março de 2006 às 15:30
Por: Patrícia Neves

    Imprimir


Cerca de 600 camponeses iniciam, hoje (28), uma marcha para protestar contra a construção de barragens com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Eles vão percorrer 200 quilômetros entre as cidades de Ponte Nova, no interior mineiro, até a capital Belo Horizonte, onde acontece a 47ª Reunião Anual do BID.

Os integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) alegam que o banco é o maior financiador de hidrelétricas no Brasil e cria problemas sociais para as populações camponesas e agricultores. Em entrevista à Rádio Nacional, o coordenador do movimento, Agenor Costa, afirmou que quando se constrói uma barragem, apenas 30% das famílias desapropriadas são compensadas.

Agenor explica que são reconhecidos como atingidos por barragens apenas os proprietários das terras. "Dentro disso tem o agregado da terra, tem o ribeirinho, tem aquele que trabalha na área na margem do lago", argumenta. Dados do movimento apontam que atualmente os atingidos por barragens somam cerca de 1,2 milhão de pessoas.

Além de questionar a forma que são construídas as barragens, os integrantes do movimento querem discutir como o capital obtido por meio de empréstimos do BID é empregado no Brasil. "A gente tem que discutir como esse capital seria implantado aqui no Brasil e de que foram seria para o desenvolvimento do país". A reunião anual do BID vai de 29 de março a 3 de abril em Belo Horizonte.





Fonte: Radiobras

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309296/visualizar/