Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 27 de Março de 2006 às 14:22

    Imprimir


Drogas e Prostituição Infantil. Assuntos comuns na área criminal poderão virar temas de estudos e debates nas escolas públicas estaduais. É o que pretende do deputado estadual Eliene Lima (PP), ao elaborar o projeto de lei que estabelece que as escolas públicas do Estado devem promover aulas preventivas às drogas e a prostituição infantil para os alunos da 5ª a 8ª série. Aprovada em 1º votação, a matéria agora aguarda o período de análise dos deputados, que poderão incluir emendas. Esta semana, o projeto, que teve parecer favorável dos parlamentares, volta em pauta para ser votado. Se aprovada em 2ª votação, a matéria será encaminhada ao Poder Executivo Estadual para ser analisado.

Com a criminalidade se aproximando cada vez mais das crianças e dos adolescentes, o deputado quer utilizar a prevenção arma para afastar os estudantes do uso dos entorpecentes, do álcool, do tabaco e da venda ao corpo. Aulas, palestras, vídeos, reportagens e dados serão os meios utilizados para expor aos alunos os riscos e as conseqüências da utilização das drogas e da prostituição infantil.

Apesar dos educadores já fazerem um trabalho semelhante, o projeto irá formalizar os cuidados que eles vêm fazendo ao longo desses anos. “Hoje, a experiência mostra que não se pode deixar de falar sobre drogas com as crianças, especialmente sobre o tabaco e o álcool. A exposição tem começado cada vez mais cedo. A prevenção também tem que acompanhar esse processo. Quanto mais cedo as crianças souberem sobre esses dois temas, melhor será para sociedade”, afirma Eliene Lima.

O parlamentar acrescenta que é muito difícil o dependente ficar livre da droga. “A prevenção parece ser a melhor alternativa diante das estatísticas que mostram que o número de usuários dependentes que conseguem deixar as drogas está em torno de 30%. Será na prevenção que a escola atuará. Apesar do problema das drogas ser muito complexo, parece não haver dúvidas sobre o importante papel que a escola desempenha, já que uma criança chega a ficar até sete horas no colégio”, ressalta o deputado.

No projeto, Eliene Lima destaca ainda que a escola é o lugar ideal para abordar o problema da prostituição infantil. “É necessário que se faça tudo o que for possível contra esse mal, de tal modo que este combate passe a atuar em todos os ambientes sociais, começando na escola e se espalhando para as casas, shoppings, empresas, locais turísticos, etc. Até que pelo menos uma boa parte da sociedade esteja impregnada e motivada no combate a prostituição infantil”, finaliza.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309624/visualizar/