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Educação/Vestibular
Sábado - 25 de Março de 2006 às 09:02
Por: Raquel Ferreira

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O Conselho Técnico Científico (CTC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) aprovou, nesta semana, 23 cursos de mestrado e doutorado. São dois doutorados, 12 mestrados acadêmicos e nove mestrados profissionais. O destaque foi a aprovação de uma proposta inovadora de doutorado que envolverá 25 instituições de ensino superior do país.

O projeto foi apresentado pela Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), do Ministério da Ciência e Tecnologia, por quatro instituições federais. As universidades Federal e Estadual do Ceará e as federais de Pernambuco e Rio Grande do Norte estarão à frente da implementação. O curso de doutorado será em biotecnologia e foi recomendado pelo CTC com conceito 5. "O doutorado é importante porque irá representar não só avanços acadêmicos para a região como, também, avanços tecnológicos", diz o diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro.

A coordenadora de Acompanhamento e Avaliação da Capes, Rúbia Silveira, diz que a proposta é inédita, porque reúne competências de diversas partes do país e irá beneficiar a região Nordeste na formação de recursos humanos.

Em Pernambuco, foi aprovado um curso de mestrado profissional em engenharia de software, com conceito 3. O Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) encaminhou projeto de qualificação de recursos humanos com foco para o mercado e aprofundamento em pesquisa. Outro mestrado profissional aprovado foi do Instituto de Pesquisas Ecológicas, instituição sem fins lucrativos de São Paulo. O curso vai formar mestres em conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável.

Os 22 integrantes do CTC discutiram o parecer técnico de 81 propostas. Os projetos foram apresentados à Capes em 2005 e passaram pela análise das respectivas áreas da instituição. Os conselheiros não recomendaram 55 propostas. Outras 36 - incluindo três propostas apresentadas e com alguma pendência - estão em diligência.

Propostas 2005 - Foram encaminhadas à Capes, em 2005, 502 projetos, 7% a mais do que em 2004, quando 471 pedidos de cursos foram apresentados. Em 2002, foram 380 propostas e em 2003, 440. De 2002 a 2005, foram criados 750 cursos de pós-graduação. Após a recomendação da Capes, os cursos deverão ser reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). O país passará a ter 3.426 cursos de pós-graduação. Confira a lista dos aprovados na última reunião do CTC na página eletrônica da Capes.





Fonte: Ministério da Educação

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