Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 25 de Março de 2006 às 08:02
Por: Marcia Raquel

    Imprimir


Na primeira conversa oficial entre o PSDB e o PFL de Mato Grosso, dois caminhos foram cogitados: candidatura própria das duas legendas para forçar um segundo turno nas eleições de outubro próximo ou uma coligação. Porém o PFL ainda tem esperança de que o presidente nacional do PPS recue da decisão de sair candidato à Presidência da República e integre a aliança com PSDB e PFL em nível nacional.

Em uma reunião que durou mais de duas horas, realizada em Várzea Grande, no escritório do presidente do PFL e ex-governador Jaime Campos, o presidente do Diretório Regional do PSDB, senador Antero Paes de Barros, acompanhado do ex-governador Rogério Salles e do presidente do Diretório Municipal, vereador Permínio Pinto, argumentaram com o PFL as possibilidades de uma coligação.

O senador Antero, ao sair da reunião, afirmou que o partido está aberto a conversas sobre a formação em uma chapa majoritária numa possível coligação. “Não viemos com nenhuma posição fechada”, disse. No entanto, ressaltou que a posição do PSDB em relação ao governo Blairo Maggi (PPS), que foi eleito com o apoio do PFL, é clara. “A posição do PSDB é claríssima na oposição a um governo sem projeto como este que aí está”, frisou.

Jaime Campos, apesar de frisar que a reunião foi a convite do PSDB, ressaltou que as possibilidades de uma aliança com os tucanos são reais, tendo em vista os encaminhamentos em nível nacional. “Não vejo problema nenhum em coligar em nível estadual, fomos adversários políticos, mas não somos inimigos”, disse ao ponderar que, no entanto, é necessário consultar as bases dos dois partidos.

Os líderes do PFL e do PSDB também discutiram as dificuldades de o senador Jonas Pinheiro (PFL) assumir uma candidatura majoritária de oposição ao governador Blairo Maggi, tendo em vista que Maggi entrou na política a convite do senador e sempre manteve uma ligação estreita com o congressista, de quem já foi suplente no Senado Federal.

Segundo os líderes dos dois partidos, nenhuma definição foi tomada durante a visita, que foi considerada uma conversa preliminar. As duas legendas instituíram comissões que serão responsáveis pelas conversações com os demais partidos. As reuniões entre os dois partidos serão mantidas e uma definição é aguardada para a próxima semana.

Mas o PFL não esconde o desejo de permanecer na aliança com o PPS. Por várias vezes Jaime Campos ponderou que o governador Blairo Maggi, juntamente com lideranças de outros estados, iria tentar demover o presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire, de lançar sua candidatura à Presidência e, dessa forma, deixar os estados livres para as coligações.

Na noite de quinta-feira (23), Campos, juntamente com o senador Jonas Pinheiro (PFL) e a deputada federal Celcita Pinheiro (PFL), mantiveram um encontro com o governador Maggi para conversar sobre as possibilidades de a coligação Mato Grosso Mais Forte (PPS, PFL e PP) ser mantida nessas eleições.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/310075/visualizar/