Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 25 de Março de 2006 às 07:21
Por: Adilson Rosa

    Imprimir


A penitenciária onde está preso o bicheiro João Arcanjo Ribeiro deu esta semana mais uma prova de sua insegurança. Anteontem à tarde, o ex-cabo Hércules Araújo Agostinho conseguiu escapar de sua cela e ficou cerca de quatro horas escondido no pátio da Penitenciária Regional de Pascoal Ramos. Estava pronto para pular o muro e ganhar a rua. Policiais militares, sem fazer alarde, conseguiram localizá-lo.

A tentativa de fuga ocorreu por volta das 17 horas e, antes das 21, ele já havia sido localizado e levado para sua cela, no Corpo da Guarda. É ali que está localizado o alojamento dos policiais militares do Batalhão de Guardas, responsável pela segurança externa da penitenciária, com exceção do raio 5, que está sob cuidados do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Neste setor fica o bicheiro João Arcanjo Ribeiro.

A reportagem apurou que a tentativa de fuga não chegou a ser comunicada ao alto comando da Polícia Militar, mas o Serviço de Inteligência das polícias Militar e Civil chegou a ser acionado. Antes da localização de Hércules, eles planejaram fazer um cerco aos quarteirões próximos. O esquema chegou ser montado, mas não foi preciso ser colocado em prática.

"A fuga de Hércules, caso se consumasse, seria a assinatura do atestado de fracasso da Segurança Pública. Ainda bem que o pegaram dentro da Penitenciária", disse um oficial da PM.

Na segunda-feira, Hércules chegou a fazer uma brincadeira com os PMs que ficam no Corpo do Guarda. Retirou alguns azulejos e iniciou a escavação de um buraco na parede.

Hércules está condenado a 82 anos de prisão por vários assassinatos, entre eles o do empresário Sávio Brandão. Em quase todos, acusou João Arcanjo como mandante. Sua fuga poderia ajudar o bicheiro, pois é testemunha fundamental nos processos que o Ministério Público Estadual (MPE) move contra o bicheiro em oito assassinatos.

Hércules foi preso em outubro de 2002 e no dia 1º de maio do ano seguinte, conseguiu escapar ao render alguns agentes prisionais usando uma pistola de plástico. A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) ofereceu uma recompensa de R$ 100 mil para quem fornecesse alguma pista de seu paradeiro.

No dia 14 de setembro de 2003, Hércules foi recapturado na cidade de Machadinho D'Oeste (RO), num sítio de seus pais. Desde então, houve reforço em sua segurança na Penitenciária e havia um temor de uma nova tentativa e fuga. Como a própria Sejusp não confirma a tentativa de fuga, Hércules deverá ficar no mesmo setor da penitenciária.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/310096/visualizar/