Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 23 de Março de 2006 às 07:51
Por: Luciley Magalhaes

    Imprimir


“A Justiça Eleitoral está presente em todas as micro-regiões do Estado. Conseguimos este feito sem criar uma única nova zona”, disse o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, Paulo Inácio Dias Lessa, na solenidade de instalação da sede 44ª Zona Eleitoral no município de Guarantã do Norte, realizada na tarde desta quarta-feira (22/03).

Em seu discurso, Paulo Lessa enfatizou a dura batalha travada pelo TRE, iniciada em 2004, com o objetivo de aproximar a Justiça Eleitoral do cidadão sem contar com a possibilidade de criação de novas Zonas Eleitorais, já que o TSE rejeitou o pedido. Para que uma nova ZE seja criada o TSE estipula critérios como no mínimo a existência de 50 mil eleitores, e uma distância razoável da sede da antiga Zona Eleitoral. A saída, segundo Lessa, foi remanejar as zonas existentes enxugando, por exemplo, estruturas em cidades como Cuiabá que possuía 11 Zonas, o que possibilitou o remanejamento de cinco ZE´s para o interior do Estado sem prejuízo aos eleitores da capital. Ao todo foram removidos 12 Juizos Eleitorais, além da mudança de uma sede na mesma jurisdição.

A Zona Eleitoral de Guarantã do Norte terá jurisdição também sobre o município de Novo Mundo. Contará com um eleitorado de cerca de 22 mil eleitores. Os dois municípios pertenciam à jurisdição da 33ª Zona Eleitoral, com sede em Peixoto de Azevedo. A 44ª Zona era uma das quatro jurisdições eleitorais do município de Várzea Grande, que agora será dividido em três regiões.

Nesta terça-feira (21/03), o TRE deu inicio à terceira etapa do processo de reestruturação com a instalação da sede da 56ª Zona Eleitoral em Brasnorte. Amanhã (quinta-feira -23/03), será instalada em Ribeirão Cascalheira a sede da 53ª Zona Eleitoral. Na próxima semana, a terceira etapa será concluída com a criação das jurisdições eleitorais sediadas em Aripuanã, Cotriguaçu e Nova Monte Verde.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/310595/visualizar/