Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 21 de Março de 2006 às 08:33

    Imprimir


A estiagem, principalmente em Minas Gerais e Paraná, fez a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reduzir sua estimativa da produção da safra de grãos 05/06 de 124,4 milhões de toneladas (t) para 122,6 milhões/t, queda de 1,5% em relação ao levantamento de janeiro.

Se a previsão for confirmada, a produção vai aumentar 7,6% em relação à safra anterior (113,9 milhões/t), mas ficará abaixo do recorde de 02/03, com 123,2 milhões/t.

Em janeiro, o presidente da Conab, Jacinto Ferreira, disse que as perspectivas eram de situação climática normal e que a tendência era de aumento da produção nos próximos levantamentos.

Ontem, Ferreira afirmou ter sido surpreendido pela seca em Minas Gerais, principalmente no noroeste do estado. “Isso acabou afetando a produção de milho”, disse. A estiagem em Minas teve início na segunda semana de janeiro e prosseguiu até fevereiro.

Com isso, a produção da primeira safra é de 31,9 milhões/t, redução de 2,9% em relação ao levantamento anterior (32,9 milhões/t). O milho da primeira safra representa 26% da produção nacional de grãos.

Outra cultura prejudicada pela estiagem foi a soja, que participa com 46,7% do total da produção nacional de grãos. A falta de chuva no Paraná, de novembro até o final de janeiro, comprometeu a soja, cuja produção era calculada em 58,18 milhões/t e está estimada agora em 57,20 milhões/t, redução de 1,7%. “No Paraná choveu muito, mas na hora errada”. O estado tem 17,5% da produção do País e só fica atrás de Mato Grosso, com 30,5% da sojicultura nacional.

O milho e a soja foram bastante prejudicados pela seca na safra passada. A recuperação dessas lavouras era apontada em janeiro pela Conab como um dos principais fatores para a perspectiva de produção recorde nesta safra. O presidente da Conab culpou ainda a quebra da safra de feijão na Bahia pela redução da estimativa da produção. O grão (primeira safra) teve 1,14 milhão/t, enquanto a Conab previa 1,30 milhão/t.

Ferreira ressaltou que não há risco de desabastecimento. E informou que a Conab vai realizar 12 levantamentos por safra -- já foram seis -- para afinar os resultados.





Fonte: Folhapress

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/311127/visualizar/