Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 20 de Março de 2006 às 15:49

    Imprimir


O secretário adjunto de Saúde, Antonio Augusto de Carvalho, representou o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, na abertura do Seminário de Planejamento das Ações em Hanseníase e Tuberculose na manhã de hoje (20/03), no Hotel Veneza, em Cuiabá, O evento, que terá duração de três dias (20, 21 e 22 de março), está sendo realizado em parceria com a DAHW-Deutsche Lepra und Tuberkulosehilfe e.v , uma associação alemã de assistência aos hansenianos e tuberculosos, que atua há 27 anos em parceria com o Governo de Mato Grosso. Cerca de 100 pessoas compareceram à abertura do seminário, que teve a apresentação de um coral de 30 vozes, composto por alunos da Escola José Leite, do bairro Cristo-Rei.

O objetivo do evento é avaliar e planejar as ações de controle junto aos técnicos dos 36 municípios prioritários e dos Escritórios Regionais de Saúde, visando obter instrumentos que auxiliem no combate à hanseníase e tuberculose. Antonio Augusto de Carvalho disse que o tratamento da hanseníase e da tuberculose está recebendo atenção continuada da Secretaria de Estado de Saúde (Ses). “Atenção esta que recebeu um impulso com a determinação do Ministério de Saúde, às Secretarias de Estado do país, de que o completo controle da hanseníase e da tuberculose deve ser alcançado no ano de 2010,” explicou, acrescentando que “Mato Grosso tem a melhor aplicação da técnica de tratamento supervisionado da tuberculose e continua sendo exemplo para o Brasil nesse enfrentamento das doenças”.

O representante da DAHW no Brasil, Manfred Robert Gobel, afirmou que a parceria com o Governo de Mato Grosso tem sido compensadora. “Mato Grosso tem uma cobertura 100% de diagnóstico, serviço e notificação bem como serviços rotineiros exemplares no tratamento da hanseníase e da tuberculose, o que nos deixa certos de que o Estado continuará estruturado para o combate e controle dessas duas doenças. Temos orgulho dessa parceria”, comentou.

Ronaldo de Almeida Coelho, gerente técnico do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam) que representou o Ministério da Saúde na abertura do seminário, confirmou a atividade exemplar de Mato Grosso declarando que “o mundo está dividido em pessoas que fazem o devem fazer, pessoas que fazem o se manda fazer e pessoas que vão além desses dois passos, fazendo mais do que se pede a elas e dando continuidade às atividades exitosas. Podemos dizer que os profissionais da Saúde de Mato Grosso, que atuam no combate à hanseníase e tuberculose, pertencem a esse terceiro grupo”.

O vice-presidente da Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose e coordenador da área de Epidemiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Antonio Rufino Netto, que participou da abertura do encontro, esteve em Mato Grosso em 1997 para implantar o Tratamento Supervisionado em Cuiabá. “Sinto orgulho ao observar como as equipes da Saúde continuam aplicando com sucesso o Tratamento Supervisionado em Mato Grosso, provando ao resto do país que a técnica funciona e pode proporcionar um controle da doença quando usada em união com o sistema de notificação”, afirmou.

A tarde de hoje, do seminário, será ocupada pelo tema desenvolvido pelo professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Antonio Ruffino Netto, que falará sobre “Pesquisas Operacionais”. Para os dias 21 e 22 do Seminário estão programadas sessões de planejamento das ações de combate à hansen e tuberculose, discussão em grupos, finalização do planejamento e apresentação dos resultados.

SEMANA MUNDIAL DE COMBATE À TUBERCULOSE – A Secretaria de Estado de Saúde (Ses), em parceria com a Sociedade Mato-grossense de Pneumologia, realiza atividades da Semana Mundial de Combate à Tuberculose, nos dias 23 e 24 de março. A técnica do Centro de Referencia Estadual de Média e Alta Complexidade (Cermac) da Ses, Miriam da Silva Alves, relatará experiências de tratamento da doença e falará das conseqüências do abandono, das 9 às 10 horas da manhã de 23 de março, no Hotel Veneza. Depois, durante 45 minutos, o tema “Abandono do Tratamento da Tuberculose” será discutido pelos participantes.

No dia 24 de março, no Ganha Tempo, que fica na Praça Ipiranga, em Cuiabá, no horário de 8 às 12 horas, será realizado o encerramento das atividades da Semana Mundial de Combate à Tuberculose. Serão realizadas apresentações de dança de siriri, pelo grupo de idosos da Policlínica do Planalto, teatro de bonecos do Escritório Regional da Saúde da Baixada Cuiabana e de dupla sertaneja. (O dia 24 de março foi designado, pela Organização Mundial de Saúde, como o Dia Nacional de Combate à Tuberculose).

Na Praça Áurea Brás, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, as atividades serão desenvolvidas das 15 às 18 horas, com apresentação do coral do bairro São Mateus, peças teatrais alusivas ao tema Tuberculose tem Cura, exposição de banner’s e cartazes, distribuição de materiais educativos impressos.

As atividades desenvolvidas no dia 24 são fruto de parceria entre as Secretaria de Estado de Saúde, Secretarias Municipais de Saúde de Cuiabá e Várzea Grande, igrejas, Sesi, Dahw e grupos da sociedade civil organizada.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/311312/visualizar/