Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 20 de Março de 2006 às 13:00

    Imprimir


Localizado na região Norte do Estado, Sorriso tem cerca de 47 mil habitantes. É um município jovem, emancipado em 13 de maio de 1986 (exatos 10 anos menos que Tangará), e tem na produção de grãos e criação de suínos e frangos a base da sua economia. Chamam a atenção a sua organizada infra-estrutura urbana, a limpeza da cidade e a assimilação da cidadania por parte da sua população.

Na semana passada, os vereadores Emerson Adriano de Andrade (PPS), Celso Ferreira de Souza (PFL), João Negão (PSB) e Pedro Francisco da Silva (s/p) visitaram o município e ficaram impressionados. Além da ótima estrutura urbana, Sorriso conta com um sistema de saúde pública eficiente. Segundo o prefeito Dilceu Rossato (PPS), que recebeu os vereadores tangaraenses em audiência, Sorriso investe uma média anual de 19% do seu orçamento (R$ 60 milhões) em saúde pública.

A estrutura oferecida pelo município inclui um Hospital Regional, 14 unidades do Programa de Saúde da Família, unidades do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, Programa de Agentes Comunitários Rurais, Centro de Referência de Especialidades Médicas, Centro de Reabilitação e Centro de Atendimento Psico-social. “Vamos inaugurar mais dois PSF’s ainda este ano”, anunciou Rossato.

O Hospital Regional recebe um repasse mensal de R$ 200 mil do Governo do Estado – incluindo contrapartida da prefeitura local - só para procedimentos. Uma equipe de 50 médicos atende na unidade, que conta com 112 leitos e uma nova ala pronta para ser inaugurada. A casa de saúde representa uma grande vantagem para Sorriso, já que por ser público o hospital fica apto a receber recursos públicos para investimentos em equipamentos, especialidades médicas, profissionais e estrutura física, além de um almoxarifado bem servido de medicamentos e materiais de consumo. Os pacientes - vindos também de municípios vizinhos como Sinop, Lucas o Rio Verde, Nova Mutum, Vera, Nobres, Nova Ubiratã e Tapurah - são encaminhados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Teles Pires.

O secretário municipal de Saúde, Elso Rodrigues, acrescenta um fator extra para a eficiência do sistema público de saúde de Sorriso: o perfeito funcionamento dos PSF’s. “Com uma política de saúde preventiva e um hospital regional o sistema se mantém desafogado”, observou o secretário.

Além da audiência com o prefeito Dilceu Rossato e com o Secretário Elso Rodrigues, os vereadores de Tangará da Serra foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Sorriso, vereador Gérson Luís Francio (PPS).





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/311373/visualizar/