Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 18 de Março de 2006 às 07:53

    Imprimir


Prefeitos integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá se reuniram hoje (17), no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, para discutir uma proposta de criação de jacarés, entre outros assuntos. Os municípios com potencial para desenvolver a criação do jacaré são Poconé, Barão de Melgaço e Santo Antônio do Leverger.

Segundo o presidente do consórcio, prefeito de Rosário Oeste, Zeno de Andrade, todos os municípios já aprovaram a Lei de Implantação do Consórcio em suas respectivas Câmaras Municipais e a sede do Consórcio será em Cuiabá. A criação do consórcio foi incentivada pela AMM, através da Coordenação de Desenvolvimento Econômico. “A criação dos consórcios é uma forma de fomentar o desenvolvimento econômico regional, através de suas principais vocações”, destacou o presidente da AMM, José Aparecido dos Santos.

O presidente do consórcio do Vale do Rio Cuiabá destacou o apoio da AMM. “A AMM nos cedeu a sala e agora vamos mobiliá-la para fazer do espaço um ponto de referência e encontro dos 13 municípios que integram o Consórcio do Vale do Rio Cuiabá”, esclareceu Zeno. O presidente do Consórcio sugeriu a criação de um pacto entre os prefeitos da Baixada Cuiabana. De acordo com Zeno, o pacto seria uma espécie de desafio, para que juntos, os municípios consigam superar índices de analfabetismo e pobreza, entre outros. O prefeito lembrou que através do Consórcio será mais fácil e mais ágil elaborar projetos de infra-estrutura para os municípios. “O pacto seria o foco de fortalecimento do Consórcio e garantiria que as ações desenvolvidas hoje sejam continuadas nos próximos mandatos”, explicou.

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Clóves Vetoratto, sugeriu aos prefeitos a criação do Pacto pela Bacia do Pantanal, já que os 13 municípios que participam do Consórcio fazem parte dessa bacia. De acordo com o secretário, o Programa Pantanal que foi ressuscitado pelo governo Blairo Maggi, está sendo discutido no Ministério do Meio Ambiente e terá como base o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades. “Vamos discutir o formato do Programa Pantanal com todos os prefeitos e elaborar um plano que atenda as necessidades locais”, explicou o secretário. Na oportunidade Clóves Vetoratto reiterou o total apoio do Governo do Estado aos Consórcios.

“Temos certeza que estamos no caminho certo e que adotamos o modelo ideal de desenvolvimento regional”, finalizou o secretário.

No decorrer da reunião os prefeitos assistiram a apresentação do Projeto Pantanal Cayman Parque de criação de jacarés. Segundo o médico veterinário Lauzimar Morandi, o objetivo do projeto é viabilizar e agregar valor a propriedades do Pantanal através da criação de jacarés. Fazem parte da cadeia de produção a criação de galpões, frigorífico, curtume, fábrica de beneficiamento do couro, tanques de peixe, tanques para farmig (criação de jacarés machos e fêmeas no mesmo ambiente) e estrutura para visitação. A meta do programa é obter no primeiro ano 60 mil jacarés, no segundo 100 mil e do terceiro ano em diante a produção dependerá da demanda. A partir do segundo ano a expectativa é gerar 100 empregos diretos e 500 indiretos.

Participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, Clóves Vetoratto, prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Cuiabá, técnicos da AMM e da secretaria de Planejamento de Mato Grosso e representantes da Empaer.





Fonte: Da Assessoria AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/311740/visualizar/