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Lerner mostra, na Fiemt, projetos de desenvolvimento urbano para Cuiabá
A primeira fase dos estudos do Plano Preliminar de Desenvolvimento Urbanístico para Cuiabá que a Jaime Lerner Consultoria e a Fundação Instituto de Pesquisa de Desenvolvimento Urbano (IPDU) estão desenvolvendo em parceria, foi apresentada ontem pelo ex-governador paranaense, Jaime Lerner e pelos arquitetos e urbanistas Fernando Canalli e Taco Rooder, em um encontro no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). O evento teve da presidente da presidente do PIDT, arquiteta Adriana Bussiki Santos e secretários municipais.
Freqüentado por arquitetos, lideranças políticas, ex-prefeitos, vereadores, empresários do setor construtivo, acadêmicos de Arquitetura e presidentes de clubes de serviços e artistas locais, o encontro teve como pano de fundo a mostra de um trabalho que a equipe de Lerner vem desenvolvendo para uma intervenção (que o arquiteto chama de acupuntura) urbanística em Cuiabá, reservados todos aspectos culturais e históricos da cidade. “Estamos fazendo sugestões para melhor aproveitamento urbanístico da cidade, mas isso não implica em desrespeito com a história da cidade, seus monumentos e suas raízes. Pelo contrário estamos trabalhando para embelezar a cidade destacando o que ele tem de melhor que suas tradições e seus pontos históricos”, disse Lerner.
Durante quatro horas Lerner apresentou em ‘data-show’ projetos de transformação e revitalização de diversos pontos da cidade, como a região do Porto, do Coxipó, de bairros tradicionais como o Araés, Lixeira e as margens do rio Cuiabá, Coxipó e córregos como Moinho e Barbado.
O prefeito Wilson Santos, que abriu o encontro, disse que pelo menos três ou quatro obras a prefeitura vai executar integralmente e outras serão pelo menos iniciadas. “Outros prefeitos virão e darão continuidade aos projetos”, previu. A prefeitura aplicará parte de recursos próprios nas obras e buscará, disse Wilson Santos, recursos da iniciativa privada, dos governos estadual e federal e de programas específicos de turismo e cultura, para dar suporte à execução das obras.
Aos arquitetos e acadêmicos presentes, Wilson Santos deixou claro que o arquiteto Jaime Lerner e equipe vão “apenas iniciar o projeto, mas que as propostas estão abertas às sugestões e eventuais mudanças e que todos vão participar do trabalho”. Lerner, que governou o Paraná por oito anos e foi prefeito de Curitiba por três vezes, disse que muitos projetos para transformação urbanística de Cuiabá são de fácil execução, de custo baixo, e que os que exigem maior aporte de recursos podem ser custeados em combinação de forças entre governos e parcerias de empresas.
Plano atende demandas do sistema de transportes
Além do perfil urbanístico, com aproveitamento de espaços ociosos, revitalização de praças e pontos históricos, construção de parques, teatros, centros artísticos, reaproveitamento de áreas de lazer e valorização de logradouros públicos, Cuiabá também terá mudanças profundas no setor de transportes.
De acordo com o Plano Preliminar de Desenvolvimento Urbano, será preciso criar eixos e troncos do sistema de viação urbana da Capital para otimização do sistema. O arquiteto Jaime Lerner, mostrou no ‘data-show’ diversas alternativas para melhorar a estrutura viária de Cuiabá, algumas das quais o prolongamento das avenidas da Prainha e Miguel Sutil, por exemplo, que permitiriam entroncamentos com outras grandes vias já existentes ou que podem ser abertas, como a Avenida da Torres, cujo lançamento vai acontecer no próximo dia 8 de abril, aniversário de Cuiabá.
Freqüentado por arquitetos, lideranças políticas, ex-prefeitos, vereadores, empresários do setor construtivo, acadêmicos de Arquitetura e presidentes de clubes de serviços e artistas locais, o encontro teve como pano de fundo a mostra de um trabalho que a equipe de Lerner vem desenvolvendo para uma intervenção (que o arquiteto chama de acupuntura) urbanística em Cuiabá, reservados todos aspectos culturais e históricos da cidade. “Estamos fazendo sugestões para melhor aproveitamento urbanístico da cidade, mas isso não implica em desrespeito com a história da cidade, seus monumentos e suas raízes. Pelo contrário estamos trabalhando para embelezar a cidade destacando o que ele tem de melhor que suas tradições e seus pontos históricos”, disse Lerner.
Durante quatro horas Lerner apresentou em ‘data-show’ projetos de transformação e revitalização de diversos pontos da cidade, como a região do Porto, do Coxipó, de bairros tradicionais como o Araés, Lixeira e as margens do rio Cuiabá, Coxipó e córregos como Moinho e Barbado.
O prefeito Wilson Santos, que abriu o encontro, disse que pelo menos três ou quatro obras a prefeitura vai executar integralmente e outras serão pelo menos iniciadas. “Outros prefeitos virão e darão continuidade aos projetos”, previu. A prefeitura aplicará parte de recursos próprios nas obras e buscará, disse Wilson Santos, recursos da iniciativa privada, dos governos estadual e federal e de programas específicos de turismo e cultura, para dar suporte à execução das obras.
Aos arquitetos e acadêmicos presentes, Wilson Santos deixou claro que o arquiteto Jaime Lerner e equipe vão “apenas iniciar o projeto, mas que as propostas estão abertas às sugestões e eventuais mudanças e que todos vão participar do trabalho”. Lerner, que governou o Paraná por oito anos e foi prefeito de Curitiba por três vezes, disse que muitos projetos para transformação urbanística de Cuiabá são de fácil execução, de custo baixo, e que os que exigem maior aporte de recursos podem ser custeados em combinação de forças entre governos e parcerias de empresas.
Plano atende demandas do sistema de transportes
Além do perfil urbanístico, com aproveitamento de espaços ociosos, revitalização de praças e pontos históricos, construção de parques, teatros, centros artísticos, reaproveitamento de áreas de lazer e valorização de logradouros públicos, Cuiabá também terá mudanças profundas no setor de transportes.
De acordo com o Plano Preliminar de Desenvolvimento Urbano, será preciso criar eixos e troncos do sistema de viação urbana da Capital para otimização do sistema. O arquiteto Jaime Lerner, mostrou no ‘data-show’ diversas alternativas para melhorar a estrutura viária de Cuiabá, algumas das quais o prolongamento das avenidas da Prainha e Miguel Sutil, por exemplo, que permitiriam entroncamentos com outras grandes vias já existentes ou que podem ser abertas, como a Avenida da Torres, cujo lançamento vai acontecer no próximo dia 8 de abril, aniversário de Cuiabá.
Fonte:
24HorasNews
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/311848/visualizar/
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