Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 17 de Março de 2006 às 16:44
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


Alto Araguaia, MT – Neste ano de 2006, Alto Araguaia é o primeiro Município do interior de Mato Grosso a receber o Mutirão da Cidadania, uma ação coordenada pelas secretarias de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), envolvendo ainda parceiros da iniciativa privada, diversas instituições e secretarias de Governo. O evento acontece durante todo o dia desta sexta-feira (17.03), na Escola Municipal Adalci da Conceição Rodrigues, que fica no bairro Gabiroba.

O mutirão do Estado leva a população da cidade acesso gratuito a uma série de serviços como emissão de documentos (carteiras de trabalho e identidade, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento), cortes de cabelo, atendimento médico e odontológico, orientações sobre direitos do consumidor, inclusão digital, palestras educativas, atividades recreativas e culturais.

A diversidade no número de serviços públicos ofertados agradou a comunidade local, que mesmo em um dia útil de trabalho, aproveitou a ocasião para usufruir de tudo que a ação oferece.

“Tenho dois filhos, uma de oito e outro com 10 anos de idade. Aproveitei o momento para tirar a identidade deles. Meu menino estuda aqui na escola e, por isso, ficamos sabendo antecipadamente do evento. A identidade facilitará no momento de viajarmos, já que é um documento exigido por Lei. Tenho parentes que moram em outro Estado e sempre estou viajando. Com o documento em mãos, facilitará muito”, disse a dona-de-casa Luzinete Teixeira Campos da Silva, 38 anos.

Foram as próprias crianças que pediram à mãe para emitir a carteira de identidade. “Eles acreditam que é uma responsabilidade ter a identidade desde cedo. Meu filho estava tão ansioso que não conseguia assinar a cédula”, contou Luzinete.

Leila Nogueira de Oliveira, 34 anos, também ficou feliz com o evento e aproveitou a ocasião para emitir seu cartão SUS. “Recebemos na hora um cartão provisório, que é utilizado sempre que houver algum atendimento no Sistema Único de Saúde, desde consultas básicas e utilização da farmácia até no caso de internações hospitalares. Isso facilita muito o acesso a rede pública de saúde”, falou.

Para a coordenadora do Mutirão da Cidadania, Lilita Rodrigues, esses são exemplos que demonstram a seriedade e o compromisso da ação. “O principal objetivo dos mutirões é levar cidadania até os locais de pouco acesso. Temos que fazer com que cada cidadão tenha seus direitos garantidos, sem precisar pagar por isso. Muitos deixam de fazer a documentação necessária por falta de recursos. Conseqüentemente, deixam de ser beneficiados por programas sociais dos governos Municipal, Estadual ou Federal”, ressaltou a coordenadora do evento.

De acordo com a primeira-dama e secretária de Ação Social de Alto Araguaia, Néia Carvalho Silva e Maia, o evento do Estado veio para complementar os serviços já ofertados pelo Município. “A cada dois meses, realizamos um mini-mutirão. Mesmo assim, nossos serviços são limitados. Não temos possibilidade de emitir na hora o cartão do SUS, ou ainda, emitir gratuitamente a segunda via da carteira de identidade. Esse reforço do Estado agiliza processos e traz diversidade à população”, afirmou.

Cultura

Através do projeto “Viva seu Município”, parceria firmada pelo Governo com um Grupo de Comunicação, a população do interior ainda tem acesso a atrações artísticas e culturais, agregadas aos serviços de cidadania.

Em Alto Araguaia, a festa ficará por conta de atrações como a cantora Lilita Rodrigues, a banda Art’ Manha, o cantor Léo Junior, além de talentos locais. O Show está marcado para às 19h, na Praça da Bandeira.

O Mutirão da Cidadania continua caravana pelo interior do Estado e, neste sábado (18.03), o Município de Alto Garças é que será beneficiado pela ação.





Fonte: Assessoria/Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/311867/visualizar/