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MT tem inúmeras alternativas de logística, diz Blairo Maggi
O governador Blairo Maggi reforçou que é a favor que Cuiabá faça parte do traçado da Ferronorte, nesta sexta-feira (17/03), durante a abertura do Workshop Desenvolvimento da Região Brasil Central. Entretanto, o chefe do Executivo Estadual salientou que essa é uma decisão que deve partir do Governo Federal. “É preciso entender que essa ferrovia foi privatizada pelo Governo Federal, ela não é mais estatal e nós não podemos decidir sobre ela”, explicou Maggi.
Blairo Maggi falou sobre a manifestação realizada pelo Fórum Pré-ferrovia em Cuiabá, durante a abertura do Workshop. Com faixas e panfletos os representantes do fórum interromperam o evento alegando falta de empenho do governo em relação à decisão do traçado da ferrovia, estipulado pela empresa privada que assumiu a obra. “É um duro golpe para quem tem trabalhado, se esforçado e não tem medido o tempo longe da família, para defender os interesses do Estado”, afirmou Maggi
O presidente do fórum, vereador por Cuiabá Francisco Vuolo, reconheceu que se houvesse uma conversa anterior com o governador a manifestação não teria acontecido. “Esse manifesto só aconteceu por que não houve uma audiência para discutirmos o assunto”, afirmou o vereador.
Segundo Blairo Maggi, Mato Grosso é um Estado muito maior que países como a França e, por isso, nem todos o projetos de infra-estrutura devem ser implementados em Cuiabá. “Somos o Centro Geodésico da América do Sul, isso significa que temos que ter alternativas para todos os lados, para o Norte, Leste, sul, com ferrovias ou hidrovias”. Ele classificou o projeto do Eixo Setentrional da Ferrovia Norte/Sul, como “um processo natural”.
“Não acredito que um projeto atrapalhe o outro. Ao tomar conhecimento desse projeto, os responsáveis pela Ferronorte devem se preocupar em acelerar as ações, pois, caso contrário eles perdem posição no mercado. Como é uma ferrovia privada, com certeza eles vão agir rápido”, afirmou o governador.
Bolívia
O presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso (AL), deputado Silval Barbosa, destacou os esforços do Governo do Estado em melhorar a logística de transporte no Estado, durante a abertura do Workshop Desenvolvimento da Região Brasil Central, na AL. “Esse governo tem lutado muito para aumentar o poder de competitividade do Mato Grosso, as ações para a viabilização das obras na BR-163 é um exemplo”, ressaltou.
Outra ação destacada pelo deputado foi a visita do governador Blairo Maggi à Bolívia, nesta semana. Maggi se encontrou com vários ministros do país vizinho do Brasil. De acordo com o governador, a viagem serviu para que as autoridades mato-grossenses conhecessem a nova equipe do governo boliviano.
“Deixamos mais uma vez a semente plantada para que tenhamos uma integração maior com a Bolívia”, observou. Segundo ele é necessário esperar pelo menos dois meses para que os novos dirigentes daquele país conheçam os projetos de integração propostos por Mato Grosso.
“Nesse momento o Governo da Bolívia ainda está abrindo as gavetas, tomando conhecimento das coisas. Mas já deixamos a posição de Mato Grosso: a de que queremos comprar o gás natural e a integração por meio da rodovia Santa Cruz de La Sierra”, explicou.
Blairo Maggi falou sobre a manifestação realizada pelo Fórum Pré-ferrovia em Cuiabá, durante a abertura do Workshop. Com faixas e panfletos os representantes do fórum interromperam o evento alegando falta de empenho do governo em relação à decisão do traçado da ferrovia, estipulado pela empresa privada que assumiu a obra. “É um duro golpe para quem tem trabalhado, se esforçado e não tem medido o tempo longe da família, para defender os interesses do Estado”, afirmou Maggi
O presidente do fórum, vereador por Cuiabá Francisco Vuolo, reconheceu que se houvesse uma conversa anterior com o governador a manifestação não teria acontecido. “Esse manifesto só aconteceu por que não houve uma audiência para discutirmos o assunto”, afirmou o vereador.
Segundo Blairo Maggi, Mato Grosso é um Estado muito maior que países como a França e, por isso, nem todos o projetos de infra-estrutura devem ser implementados em Cuiabá. “Somos o Centro Geodésico da América do Sul, isso significa que temos que ter alternativas para todos os lados, para o Norte, Leste, sul, com ferrovias ou hidrovias”. Ele classificou o projeto do Eixo Setentrional da Ferrovia Norte/Sul, como “um processo natural”.
“Não acredito que um projeto atrapalhe o outro. Ao tomar conhecimento desse projeto, os responsáveis pela Ferronorte devem se preocupar em acelerar as ações, pois, caso contrário eles perdem posição no mercado. Como é uma ferrovia privada, com certeza eles vão agir rápido”, afirmou o governador.
Bolívia
O presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso (AL), deputado Silval Barbosa, destacou os esforços do Governo do Estado em melhorar a logística de transporte no Estado, durante a abertura do Workshop Desenvolvimento da Região Brasil Central, na AL. “Esse governo tem lutado muito para aumentar o poder de competitividade do Mato Grosso, as ações para a viabilização das obras na BR-163 é um exemplo”, ressaltou.
Outra ação destacada pelo deputado foi a visita do governador Blairo Maggi à Bolívia, nesta semana. Maggi se encontrou com vários ministros do país vizinho do Brasil. De acordo com o governador, a viagem serviu para que as autoridades mato-grossenses conhecessem a nova equipe do governo boliviano.
“Deixamos mais uma vez a semente plantada para que tenhamos uma integração maior com a Bolívia”, observou. Segundo ele é necessário esperar pelo menos dois meses para que os novos dirigentes daquele país conheçam os projetos de integração propostos por Mato Grosso.
“Nesse momento o Governo da Bolívia ainda está abrindo as gavetas, tomando conhecimento das coisas. Mas já deixamos a posição de Mato Grosso: a de que queremos comprar o gás natural e a integração por meio da rodovia Santa Cruz de La Sierra”, explicou.
Fonte:
Secom-MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/311942/visualizar/
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