Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 14 de Março de 2006 às 06:49

    Imprimir


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Paulo Inácio Dias Lessa, instala neste mês seis novas Zonas Eleitorais em cidades do interior do Estado. O procedimento faz parte da terceira etapa do processo de remanejamento de Zonas Eleitorais, iniciado em 2004. Denominado “Justiça Eleitoral mais próxima do cidadão”, o projeto está promovendo novo zoneamento eleitoral. No período de 21 a 30 de março, serão instaladas as Zonas Eleitorais de Brasnorte, Guarantã do Norte, Ribeirão Cascalheira, Aripuanã, Cotriguaçu e Nova Monte Verde.

A instalação dessas Zonas Eleitorais somente foi viabilizada com a extinção de quatro regiões eleitorais de Cuiabá , uma de Várzea Grande e da ZE que existia em Alto Garças. A Capital ficou com seis regiões eleitorais. Várzea Grande ficou com três; e, Alto Garças passa agora a pertencer à Zona Eleitoral de Alto Araguaia.

No ano passado, executando a segunda etapa do projeto, o TRE remanejou uma Zona Eleitoral de Cáceres para Rio Branco e uma Zona Eleitoral de Cuiabá para Santo Antonio do Leverger. Em 2004 foram instaladas Zonas Eleitorais em Vila Rica, Porto Alegre do Norte, Sapezal e Lucas do Rio Verde, além da mudança da sede (mesma jurisdição) da Zona de Dom Aquino para Campo Verde.

O TRE de Mato Grosso optou pelo remanejamento porque o TSE vem se negando a autorizar a criação de novas Zonas, uma vez que os custos de uma nova unidade oscilam em torno de R$ 150 mil. Além disso, a distribuição de grande parte das atuais 60 Zonas eleitorais foi feita em meados do século passado. “O zoneamento eleitoral de Mato Grosso não correspondia a nossa atual realidade”, ponderou o presidente do TRE/MT, desembargador Paulo Lessa.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/313020/visualizar/