Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 13 de Março de 2006 às 22:55
Por: Bob Tourtellotte

    Imprimir


A fama não subiu à cabeça do diretor mexicano Alfonso Cuáron, mas mexeu com seu coração. O cineasta indicado ao Oscar, cujos trabalhos incluem o sucesso de crítica E Sua Mãe Também e o sucesso de bilheteria Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, vem aproveitando seu prestígio para apoiar diretores mais jovens, fazendo o papel de produtor dos filmes deles.

Cuáron diz que isso o conserva perto dos novos talentos que fazem trabalhos relevantes e inovadores. Para os diretores novos, a presença de seu nome e o de sua empresa, a Esperanto Films, nos créditos de seus trabalhos, conferem a estes um selo de aprovação mundial que atrai o público para o cinema.

O apoio mais recente que Cuáron vem dando é ao diretor também mexicano Fernando Eimbcke e sua comédia Temporada de Patos, que estreou neste final de semana nos cinemas norte-americanos. O filme cobre uma tarde na vida de dois adolescentes mexicanos que estão passando o dia em casa.

Eimbcke, 35 anos, ainda não criou nome no cinema mundial, como já fez Cuáron. Temporada de Patos é seu primeiro longa-metragem. O filme já ganhou diversos prêmios, entre eles 11 prêmios Ariel, o mais importante do México, concedido pela Academia Mexicana de Artes e Ciências Cinematográficas. A intenção é que ele seja lançado ainda em outros 30 países.

O que distingue Temporada de Patos é a visão de Eimbcke. Em muitos filmes a visão do diretor se torna secundária à trama, aos personagens e aos diálogos, mas em Temporada de Patos, segundo Cuáron, todos esses elementos se casam a serviço da idéia de Eimbcke do que o filme deve ser.

"A narrativa vira refém da visão cinematográfica, e, quando isso acontece, a poesia aparece", disse Cuáron.

Como a maioria dos garotos que faltam à escola para passar um dia em casa, Flama e Moko, ambos com 14 anos, passam a tarde jogando videogame, mas, quando a luz em seu apartamento é cortada, eles são obrigados a encontrar outras coisas para fazer.

Os dois marcam o tempo de uma entrega de pizza; quando ela chega 11 segundos mais tarde do que os 30 minutos prometidos, Flama exige uma pizza de graça. Uma vizinha, Rita, 16 anos, vem ao apartamento para assar um bolo, e surge uma tensão sexual entre ela e Moko.

Parece tudo bastante inofensivo, mas o público percebe que os garotos são ignorados por seus pais, o que provoca seu ressentimento. O entregador de pizza, que acaba ficando o dia todo com eles, sente que sua vida é um fracasso.

Boa parte do que é revelado acontece não através da trama ou dos diálogos, mas pelos atos, como quando os garotos disparam contra os enfeites que a mãe de Flama colocou nas prateleiras.

Eimbcke rodou o filme em preto e branco para conferir a ele um visual simples e natural que contrasta com as emoções complexas dos personagens.

Cuáron disse que todas as culturas mundiais, não apenas a mexicana, têm algo a aprender com as aventuras de Flama, Moko, Rita e o entregador de pizzas.

"É uma prova de que o comportamento humano é o mesmo, não importa a língua ou a cultura", disse ele.

O diretor está interessado em cineastas ainda mais jovens, dizendo que pessoas com idade em torno dos 20 anos têm uma atitude "destemida" em relação a fazer cinema, porque os computadores e a tecnologia lhes possibilitam criar curtas sem dificuldades.

"Para eles, o cinema é algo que já está em seu sangue. Eles não pedem autorização para fazer as coisas - simplesmente pegam uma câmera pequena e vão fazer o que querem", ele explicou.

Além de seu papel ativo em promover o trabalho de outros diretores, Cuáron continua a trabalhar em seus próprios projetos.

Ele co-escreveu e dirigiu o filme The Children of Men, sobre um ex-ativista social que ajuda uma mulher grávida cujo filho pode ajudar cientistas a salvar a humanidade.

O filme tem lançamento previsto para setembro. Depois disso, diz Cuáron, ele pretende fazer "uma sesta prolongada".





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/313050/visualizar/