Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 13 de Março de 2006 às 09:54

    Imprimir


O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador José Jurandir de Lima foi o convidado na tarde desta sexta-feira (10) do Programa Entrevista Coletiva da TV Assembléia Canal 36. Ao ser entrevistado pelos jornalistas Onofre Ribeiro e Jacques Kalil o presidente do TJ avaliou da realidade financeira daquele Poder, disse que é contra a não contratação de parentes, citou serviços que demonstram maior proximidade entre o judiciário e o cidadão e anunciou o “juizado virtual” que será inaugurado em breve em Cuiabá.

De acordo com o presidente do TJ, o recurso de R$ 660 milhões e o contingenciamento afetou os serviços e pode dificultar, inclusive o pagamento de salários. “Temos o limite de 6% sobre o duodécimo e um pagamento que em fevereiro chegou a 5,77%, quase no limite e isso é “periclitante”, avaliou. A esperança segundo ele, está depositada no aumento da arrecadação com a expectativa de um trabalho eficiente do grupo TAF e, consequentemente o combate à sonegação.

NEPOTISMO

Sobre a decisão da justiça de exoneração dos parentes de juízes e desembargadores, Lima disse que é não é contra a contratação de parentes. Para ele, o que deve ser combatido são funcionários fantasmas, e não os que realmente trabalham e são capazes em suas funções. Em Mato Grosso deste o anunciou da medida 212 servidores familiares de membros dos magistrados foram exonerados. Segundo Lima essas demissões também contribuíram para o arrocho financeiro. Elas oneraram os cofres do tribunal em R$ 2,7 milhões, pagos em direitos aos demitidos.

Questionado sobre o possível surgimento de novos casos o presidente do TJ respondeu; “o tribunal vai continuar trabalhando, vai apurar e se aparecer novos casos vai tomar as devidas providências”.

NOVO SERVIÇO

Durante o Entrevista Coletiva, Jurandir de Lima anunciou para breve o início do serviço “Juizado Virtual”, que como sugere o nome, vai permitir o acesso via on line dos serviços judiciários. O “Juizado virtual” será sediado no bairro Verdão.

PRÓXIMO DO CIDADÃO

Jurandir de Lima informou que atualmente a justiça comunitária atende 70 bairros só na capital. Para aproximar ainda mais do cidadão o judiciário conta com o Grupo AJUDA formado por esposas de desembargadores e juízes que voluntariamente trabalham com a comunidade através do atendimento em creches.

A justiça mato-grossense oferece ainda o serviço de atendimento judicial através das universidades.

Ainda, segundo Jurandir Lima, a justiça está presente com comarcas em 73 municípios.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/313252/visualizar/