Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 11 de Março de 2006 às 07:40

    Imprimir


Produtores de várias regiões, liderados pela Famato e pela Associação dos Produtores de Soja do Estado (Prosoja), estiveram reunidos ontem com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Jurandir de Lima, para alertar os magistrados quanto à "enxurrada" de processos judiciais que deverá surgir já neste mês em função da crise no agronegócio.

"Queremos sensibilizar o Judiciário de que não teremos como viabilizar a agricultura na próxima safra e de que essa situação vai ficar nas mãos dos magistrados", disse o presidente da Prosoja, Rui Prado. O senador Antero Paes de Barros (PSDB) foi convidado pelos produtores para a audiência e deverá articular com o Congresso Nacional reuniões para discutir a crise no setor e medidas imediatas para viabilizar as próximas safras.

Antes da audiência, os produtores discutiram com o senador Antero ações imediatas que podem acontecer tanto no Congresso como no governo federal. Foi feita uma ampla apresentação dos problemas que estão hoje inviabilizando os produtores, como o aumento excessivo nos preços dos fertilizantes e do óleo diesel e a política cambial. A ferrugem asiática é outro fator que vem tomando proporções muito grandes, semelhante à praga dos gafanhotos, ocorrida nos anos 80. "O governo federal precisa entender que a situação é muito grave ampliando os custos da produção. Antes, eram necessárias apenas duas aplicações de pesticidas e hoje estamos fazendo mais que cinco aplicações", diz o produtor Ricardo Arioli. O custo com os produtos que chegava a US$ 10 por hectare subiu para US$ 80. Antero alertou aos produtores que não se deve esperar mudanças no câmbio em função da eleição presidencial. "Daqui pra frente o jogo do presidente Lula é o populismo e ele fará um discurso contra os produtores".





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/313585/visualizar/