Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 09 de Março de 2006 às 11:50

    Imprimir


A China demorará décadas para alcançar o desenvolvimento espacial conquistado pelos Estados Unidos e pela Rússia, segundo o comandante-em-chefe do programa lunar chinês, Luan Enjie, citado hoje por um jornal local.

"É ridículo", assinalou Luan ao "South China Morning Post", ao se referir aos analistas chineses que prevêem que o país asiático só precisará de dez anos para se igualar ao desenvolvimento espacial dos outros dois países.

"A China ainda está muito longe dos EUA e da Rússia em termos de desenvolvimento de tecnologia espacial", explicou Luan.

A China lançou ao espaço sua primeira missão tripulada, a "Shenzhou V", em outubro de 2003.

O comandante Luan, ex-diretor da administração aeroespacial e membro do principal órgão assessor do Governo, acrescentou que, apesar dos progressos em alta tecnologia desenvolvidos pela China nos últimos anos, o país asiático tem carências.

Luan ressaltou que deve haver uma pesquisa em materiais espaciais e a construção de uma estrutura tecnológica; recomendou avançar na pesquisa científica passo a passo e criticou os cientistas que só buscam benefícios econômicos.

O programa lunar chinês está sendo desenvolvido conforme o previsto, segundo Luan, e se espera que uma primeira missão orbite a Lua em abril de 2007.

O nome do programa lunar, "Change 1", faz referência à tradicional lenda chinesa de uma mulher que voou até a Lua e é um projeto diferente do das missões tripuladas "Shenzhou", controladas pelo Exército de Libertação Popular, e que deve fazer sua próxima missão, a sétima, em 2008.

O comandante convidou os cientistas da região administrativa de Hong Kong a participarem da missão à Lua, para onde a China pretende enviar uma nave não tripulada em 2012.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/313953/visualizar/