Inadimplência do consumidor caiu em dezembro do ano passado
A taxa da inadimplência dos consumidores registrou queda de seis pontos percentuais entre o mês de dezembro de 2012 e mesmo período de 2011. Uma pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do estado do Rio de Janeiro) registrou que 12% dos brasileiros estavam com alguma prestação atrasada no último mês do ano passado foram registrados, contra 18% em dezembro de 2011.
De acordo com a Federação, essa foi a menor percentagem da série para o mês de dezembro. Para o superintende de Economia e Pesquisas da Fecomércio-RJ, João Carlos Gomes, a diminuição na inadimplência é positivo para o consumo em 2013. O levantamento ainda mostra que 40% dos consumidores pagavam algum tipo de parcelamento em dezembro, percentual ligeiramente abaixo aos dos últimos anos.
Pagamento
Quanto ao tipo de parcelamento que está sendo pago, o carnê é o mais utilizado, com 58% e em seguida aparece o cartão de crédito, com 25%. Já os empréstimos em financiamentos e em bancos registraram alta no período analisado, passaram de 4% para 7% e de 3% para 5%, respectivamente.
Produtos
Os artigos de vestuários foram a principal razão para o pagamento dos parcelamentos (26%), enquanto a compra de eletrodomésticos representou 20% dos pagamentos. Os eletrônicos, veículos e móvel representaram 18%, 17% e 14%, respectivamente.
Já o pagamento de dívidas e a compra de alimentos ficaram com 6%, seguidos por reforma da casa (5%) e a aquisição de imóvel (3%).
Comentários