Estoque de debêntures atinge recorde na Cetip
O estoque de debêntures (títulos de dívidas de empresas privadas) registrou a marca recorde de R$ 505 bilhões em dezembro de 2012 na Cetip. O número é 26,4% maior que os R$ 399,3 bilhões custodiados em igual período de 2012.
De acordo com o gerente-executivo de Desenvolvimento de Produtos e Negócios da Cetip, Fabio Zenaro, 125 empresas possuem uma emissão em aberto atualmente. Segundo ele, este número só cresceu a partir de 2009, com a Instrução CVM 476, que simplificou as ofertas destinadas a um público restrito."Apesar do crescimento ocorrido nos últimos anos, considerando as potenciais emissoras, o número ainda é bastante tímido, principalmente em companhias médias”, disse.
O que são
As debêntures são títulos de renda fixa emitidos por empresas privadas que buscam obter recursos de médio e longo prazos para financiar as suas atividades ou quitar dívidas. Ou seja, é uma dívida que a empresa levanta com você investidor e em troca paga uma rentabilidade por isso.
Em alguns casos as debêntures podem conter uma opção de conversão, através da qual na data de exercício é possível trocar as debêntures, que nada mais são do que um título de dívida, por ações da empresa. Desta forma, você deixa de ser um credor para ser um acionista da empresa.
Comentários