Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 08 de Março de 2006 às 17:40

    Imprimir


CHICAGO - Terapia anti-retroviral em crianças nascidas com o vírus HIV pode ser mais efetiva quando administrada nos primeiros cinco meses de vida, afirma um estudo publicado no site do jornal de Doenças Infecciosas e que estará disponível da edição do dia primeiro de abril.

A incerteza sobre quando começar o tratamento anti-retroviral em crianças infectadas envolve a avaliação dos benefícios da prevenção do avanço da doença e dos riscos de começar uma terapia que dura toda uma vida ainda nos primeiros meses.

As políticas sobre quando começar o tratamento variam na Europa. Até agora, o efeito da idade em resultados clínicos é difícil de ser medido pois a contagem de células CD4, um indicador da progressão do HIV, varia consideravelmente com o tempo.

Contudo, a doutora, Marie-Louise Newell e seus colegas no estudo, que conta com colaboração européia, desenvolveram uma maneira de padronizar a contagem de células CD4 em relação à idade, melhorando a maneira de avaliar o estado imunológico.

O ajuste, chamado de “z-score", foi baseado em dados coletados nos últimos vinte anos sobre crianças infectadas que nasceram com o vírus.

Os investigadores concluíram que as crianças que começaram seu tratamento mais intenso entre cinco meses e cinco anos tinham quase 60% menos chances de adquirir um aumento de 20% em sua contagem z-score de células CD4, em comparação com crianças que começaram o tratamento antes dos cinco meses.

Contudo, os autores não encontraram uma associação entre o início precoce do tratamento e a probabilidade de aumento sustentado da recuperação de células CD4. Eles detectaram que o risco de deterioração subseqüente era similar entre crianças que iniciavam o tratamento em diferentes idades.

Ainda assim, em virtude da melhora na contagem de células CD4 estar associada ao início do tratamento antes dos cinco meses de idade, os autores concluem que a prática deveria ser considerada no trato de crianças com HIV.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/314140/visualizar/