Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 08 de Março de 2006 às 09:39

    Imprimir


A equipe do urbanista Jaime Lerner está propondo para a comunidade ribeirinha do Pari, na margem do rio Cuiabá, a construção de um complexo com aproveitamento da praia como espaço de lazer, construção de símbolos lendários e obras de incentivo ao comércio. Este é um dos dez projetos apresentados pelo ex-prefeito de Curitiba (PR) e que serão detalhados pelo Diário nas próximas edições.

A proposta para o Pari prevê a construção de um farol com o símbolo do “Minhocão do Pari”, bicho que conforme a lenda cuiabana surgia nas águas do Cuiabá assustando os ribeirinhos. O “minhocão” deverá ser retratado em mosaico em alto relevo na estrutura do farol.

A praia existente, explicou a presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano (IPDU), Adriana Bussiki dos Santos, deverá ser alongada e próximo dela erguido um restaurante no ponto mais alto, onde hoje há uma lanchonete.

Logo abaixo, ainda na margem do rio, será edificada uma praia de arrame liso entrelaçado capaz de suportar o peso de dezenas de pescadores, e também o acesso para um ancoradouro construído com o mesmo material.

Para o vilarejo do Pari, onde a maioria das casas está em más condições, a prefeitura planeja construir a “Vila dos Ofícios”. A presidente do IPDU explica que será um condomínio com salões no térreo e apartamentos para moradia daqueles que vivem e produzem artesanato e produtos da culinária cuiabana.

Para outro ponto anexo ao vilarejo estão previstas duas quadras, uma de areia e outra gramada. A vila ainda seria dotada de uma feira de produtos alimentícios comuns e uma praça na frente da antiga igreja.

A prefeitura não tem prazo para começar as intervenções, segundo Adriana Bussiki. A exemplo dos outros 9 projetos elaborados por Jaime Lerner a partir de contrato firmado com o prefeito Wilson Santos, o Complexo da Barra do Pari deverá passar pelo processo de levantamento topográfico, detalhamento, espeficificação dos materiais a serem utilizados e previsão no orçamento municipal.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/314314/visualizar/