Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 08 de Março de 2006 às 09:19

    Imprimir


A ínfima participação das mulheres na política mato-grossense pode ser observada por meio da história do Parlamento mato-grossense. Até hoje, apenas oito mulheres têm seus nomes registrados nos livros da Casa. Ainda assim, duas na condição de suplente. No Legislativo da capital do Estado, também foram oito as mulheres que tiveram o privilégio de serem eleitas.

Oliva Enciso, em 1959, foi a primeira mulher a ocupar uma vaga na Assembléia. Depois dela vieram Sarita Baracat, Thais Barbosa, Serys Marly, Malba Tania (suplente), Zilda Campos, Vera Araújo e Ana Carla Muniz (suplente).

No Legislativo municipal, a precursora foi Estevina Couto Habalém, eleita em 1951. Depois de 14 anos, Ana Maria do Couto se elege vereadora e entra para a história como a primeira mulher que presidiu a Câmara Municipal. Já a vereadora Maria Nazareth Hahn foi a parlamentar que teve mais mandatos. Foi eleita seis vezes. Passaram ainda pela Câmara de Cuiabá as vereadoras Bia Spinelli, Enelinda Scala, Vera Araújo, Lueci Ramos e Chica Nunes, sendo que as duas últimas estão cumprindo o terceiro mandato.

Entre as prefeitas de municípios mato-grossenses que se destacam estão Lígia Borges Figueiredo (Rosário Oeste), China Siqueira (Chapada dos Guimarães), Nelci Captani (Colniza) e Olinda Saggin (Torixoréu). (MR)





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/314336/visualizar/